| 
CRA Recebe em dose dupla!
|
| | Fórum dos Coordenadores de Curso ocorreu junto ao CRA Recebe
Resoluções do CFA e panorama do ensino de
Administração são pautas de Fórum dos Coordenadores de Curso
Na manhã desta segunda-feira (25) ocorreu o Fórum de Coordenadores de Curso dentro do CRA Recebe. Na oportunidade foram debatidos os temas "As novas resoluções do CFA e seus impactos para as IES", com o Adm. Luiz Klippert e "O panorama dos cursos de Administração no Brasil e Rio Grande do Sul", com Adm. Sidinei Rocha de Oliveira. Representando a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, a Adm. Maria D'Lourdes Guimarães Rotermund agradeceu a presença de todos e exaltou a importância da discussão dos temas para a área. O coordenador adjunto da Câmara para Assuntos de Ensino (CEN), Adm. Nilson Varella Rubenich abriu a atividade destacando a necessidade de falar sobre a formação na área e a série de possibilidades que as resoluções do CFA trazem.
Nesse sentido, o presidente da Câmara de Fiscalização e conselheiro do CRA-RS, Adm. Klippert, trouxe para o conhecimento dos participantes as Resoluções Normativas do CFA (RN 504 a RN 512), mostrando de que forma as relações do Conselho com o conjunto dos profissionais muda a partir das normativas. O Administrador destacou a RN 512, que permite o registro profissional de Mestres e Doutores em Administração, cabendo ao CFA definir a correlação dos programas de Mestrado e Doutorado com a área da Administração. “O requerimento é encaminhado ao CRA e quem emite o parecer conclusivo é o CFA, concedendo o título de Mestre ou Doutor em Administração, com atuação restrita à área de concentração do curso”, explicou, acrescentando que há um certo entendimento de que haverá um reflexo direto e efetivo na ação fiscalizatória do Conselho. “Isso impacta na nossa atividade diária. Atuamos com firmeza para coibir o exercício ilegal da profissão, e não vamos permitir que uma resolução, cuja finalidade é valorizar os mestres e doutores em Administração, seja utilizada para regularizar a situação de profissionais de outros áreas que ocupam indevidamente cargos destinados aos Administradores. Por este motivo, a NR 512 estabele que a atuação profissional é restrita à área de concentração do curso", frisou.
O Adm. Klippert apresentou os dados da pesquisa realizada pelo Centro de Gestão de Estudos Estratégicos, publicada em 2015, segundo qual o mestrado e o doutorado em Administração ocupam, respectivamente, o quarto e o 13º lugar em número de titulados. “No período de 1996 e 2014, houve um aumento de 711,9% no total de doutores e de 534,71% no número de mestres em Administração. Se por um lado podemos prever um vigoroso crescimento na oferta de curso de pós graduação, por outro, talvez, tenhamos ao longo prazo um recuo na graduação", analisou, acrescentando que são apenas projeções que podem ou não se confirmar. "O que esperamos é que, dentro de alguns anos, possamos olhar para trás e verificar que o conjunto das novas resoluções trouxe mais benefícios do que prejuízos aos Administradores", concluiu.
Panorama dos cursos de Administração no Brasil e no Rio Grande do Sul
Dando continuidade ao Fórum, o Adm. Sidinei Oliveira de Rocha, trouxe números para o conhecimento dos participantes falando sobre o “Panorama dos cursos de Administração no Brasil e no Rio Grande do Sul”. “O aumento do número de matrículas está relacionado à expansão do ensino à distância, isso muito em função do custo dos cursos”, explicou. Ele mostrou dados sobre o perfil dos professores, tanto na rede pública, quanto na rede privada, além dos números de ingressantes e concluintes no curso de Administração. “Em 2016, cerca de 262 mil alunos ingressaram no curso, mas apenas 118.304 concluíram. Além disso, percebe-se uma baixa significativa no número de alunos entrando no curso”, diz. Ele mostra também que Administração é o segundo curso superior mais procurado do Brasil, segundo o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com mais de 710 mil inscritos, fica atrás apenas do Direito, com 862,32 mil. “Na minha visão isso está muito relacionado a questão da empregabilidade”, analisou. Além disso, o perfil dos docentes também foi pauta do encontro. “A maioria dos profissionais trabalha até três disciplinas”, aborda.
Lean Healthcare: como reduzir custos e qualificar a gestão na área da saúde

Na noite desta segunda-feira (25/09) o CRA-RS por meio da sua Câmara da Saúde promoveu mais um CRA Recebe, desta vez com o tema “Lean Healthcare”, um conceito que já é muito utilizado em hospitais de países como EUA, Canadá, Inglaterra e Austrália trazendo benefícios em diferentes áreas, sendo considerado atualmente como o melhor modelo de gestão para redução de desperdícios e custos. A presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, destacou a importância de falar sobre temas de interesse para a área. “Nossa profissão é um clínico geral, sabendo de tudo um pouco, então quando queremos nos especializar sobre algo, vamos atrás de informação qualificada e é uma honra disseminar esses conteúdos na nossa casa”, destacou, se referindo à câmaras setoriais do Conselho.
O coordenador da Câmara da Saúde, Adm. Alexandre Andara, exaltou que a câmara está aberta para todos. “As portas estão abertas. Nos reunimos toda última sexta-feira do mês, onde debatemos saúde do Estado e do País”, explicou. Também estiveram presentes na abertura, a conselheira Adm. Marcia Borba Brasil e o conselheiro Adm. Luiz Klippert.
Falando sobre a metodologia, o engenheiro de produção e bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Wagner Pietrobelli Bueno, trouxe ao público informações sobre o contexto da gestão em saúde no Brasil. “Insuficiência de leitos, superlotação de emergência, baixo índice de médicos e carência de profissionais... São vários os problemas na área que demandam um novo modelo de saúde em que os serviços estejam mais próximos das pessoas”, destacou, acrescentando que o sistema sofre com problemas de gestão, é preciso de planejamento, de análise do cenário.
Bueno explicou que o principal objetivo do Lean Healthcare é a mentalidade enxuta nos hospitais. “É fazer o melhor com o que você tem. Ele melhora os métodos organizacionais existentes, reduz os custos e aumenta a qualidade da assistência clinica prestada”, esclareceu. Ele destacou ainda que o termo nada mais é que a busca contínua de levar mais valor para o paciente com a redução de custos, seria uma mudança de paradigma na gestão dos serviços de saúde. “É preciso mudar o processo. Os princípios centrais é focar nos pacientes, identificar o valor e minimizar o tempo”, ressaltou, explicando que uma motivação importante para reduzir o desperdício é dar mais tempo para os profissionais clínicos para ser usado em um melhor atendimento clínico e uma maior atenção às necessidades dos pacientes. O palestrante trouxe a dúvida sobre a falta de recursos ou a falta de uma gestão de recursos. “Precisamos que os problemas sejam resolvidos com gestão e, para isso, é fundamental focar nos processos, identificar as perdas e propor melhorias". Por fim, o profissional apresentou o case do Hospital Bandeirantes que aplicou a metodologia e o colheu resultados positivos.
| | | 
Cursos na Universidade de Montreal: oportunidades para Administradores
|
| | Adm. Helenice com Carla Simon da Universidade de Montreal A partir da visita técnica de Administradores do CRA-RS à Universidade de Montreal durante a Missão Acadêmico Empresarial ao Canadá, realizada na última semana, o CRA-RS está elaborando o Programa dos Profissionais de Administração no Quebec, que inclui estreitar laços com as Universidades, dentre elas a de Montreal. O principal objetivo é oferecer oportunidades para estudantes e profissionais de Administração, considerando que é a maior universidade francófona do mundo, internacionalmente reconhecida pela excelência do seu ensino e pesquisa na área de gestão.
Em virtude disso, a vice-presidente de Relações Externas do CRA-RS, Adm. Helenice Rodrigues Reis, participou da palestra da jornalista Carla Simon, que atualmente trabalha na Universidade de Montreal, e veio ao Brasil explicar sobre as oportunidades na instituição, o processo de admissão para os brasileiros migrarem e fazerem seus estudos fora daqui. “A universidade e o Canadá são muito abertos aos estrangeiros, inclusive, o Brasil é um dos polos mais visados pela coordenação, que vê os estudantes oriundos daqui como grandes alunos, com destaque por sua aplicação e envolvimento com o curso escolhido”, afirmou Carla.
Durante a palestra que ocorreu na PUCRS, a jornalista trouxe dados contundentes, como o número de mais de 60 mil estudantes na Universidade, sendo que destes quase 10 mil são estrangeiros, o que abre possibilidades e campo para os brasileiros. Os Administradores têm uma gama de cursos para escolher e fazer intercâmbio durante a faculdade, pós graduação, mestrado e doutorado. Nesse sentido, a Adm. Helenice ressaltou a importância de buscar experiências e conhecimentos em outros países. “Adquirir sabedoria é sempre válido, quando isso provém de outro local, com outra cultura e outros hábitos, proporciona que o aluno tenha um entendimento e uma percepção diferente da qual ele vive”, enfatizou, destacando que o Conselho acredita que a experiência de estudar fora do Brasil é uma porta para os Administradores que podem trazer esse conhecimento para aplicar em nosso país.
A Universidade de Montreal está sempre aberta a novos alunos. Se interessou? Acesse o portal admission.umontreal.ca/brasil/blogue/ ou entre em contato pelo e-mail brasil@umontreal.ca.
Reunião com Assessor do Governo de Québec
As oportunidades aos Administradores no Canadá não se limitam na Universidade de Montreal, por isso, a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu e a vice-presidente de Realações Externas, Adm. Helenice Rodrigues Reis se reuniram com o Assessor de Migração do Governo de Québec, Paulo Henrique Ayusso para futuras parcerias e uma aproximação ainda maior por parte do Conselho com o único objetivo de levar oportunidades e experiências para os Administradores do Rio Grande do Sul. De acordo com Ayusso, a Administração é uma das áreas prioritárias. Fique atento, pois o CRA-RS e o Governo de Québec estão trabalhando em novidades, principalmente em relação ao ensino do francês, já que é uma ferramenta de promoção profissional. Para mais informações e para ter acesso às palestras acesse o site de imigração do governo de Québec.

Assessor de Migração do Governo de Québec, Paulo Henrique Ayusso com a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu e a vice-presidente de Relações Externas, Adm. Helenice Rodrigues Reis
| | | | MENOS DE UM MÊS PARA XV FÓRUM INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO
AINDA HÁ VAGAS NO HOTEL OFICIAL DO EVENTO!
Wish Serrano Resort e Convention - Hotel oficial do XV FIA - É referência em hotelaria no Brasil

Considerado referência da hotelaria do Brasil, o Wish Serrano Resort & Convention é o hotel oficial do XV FIA. Para os participantes do FIA são oferecidos valores de diárias especiais, além da comodidade em estar hospedado no local onde ocorrerão as palestras e atividades do Fórum.
Com uma infraestrutura de alto padrão, com conforto e requinte, o melhor hotel de Gramado já recebeu diversos prêmios como o de melhor hotel de montanha do País (revista Veja) e de melhor infraestrutura de eventos em Gramado (Guia 4 Rodas), além do Travellers Choice do TripAdvisor, a maior comunidade online de viajantes do mundo.
+ PALESTRANTES CONFIRMADOS
| | | | | | A AURA realiza, nos dias 28 e 29 de setembro, a 11ª edição do LOGICOM – Seminário de Logística e Comércio Exterior. O seminário visa mobilizar as lideranças regionais dos setores público e privado, investidores e empresários; apresentar as oportunidades de desenvolvimento social e econômico local, e regional; promover um debate sobre a legislação, as relações internacionais entre os países vizinhos, fiscalização e controle, bem como, as necessidades de investimentos em infraestrutura logística e serviços para atender as futuras demandas.
O evento será no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, em Uruguaiana. As inscrições são limitadas e a entrada será a doação de 1kg de alimento não perecível por noite, após o evento os alimentos arrecadados serão distribuídos para entidades carentes de Uruguaiana, fortalecendo o compromisso com a responsabilidade social das instituições e empresas patrocinadoras e apoiadoras com o município. Clique aqui para se inscrever.
| | | Atuação das Administradoras no Mercado de Trabalho é tema do
I Fórum Nacional das Mulheres Administradoras
|
| | Conselheiras do CRA-RS no I Fórum Nacional das Mulheres Administradoras As conselheiras do CRA-RS, a vice-presidente Financeira, Adm. Izabel Cristine Lopes, a conselheira federal, Adm. Claudia de Salles Stadtlober e as conselheiras Adm. Otília da Costa e Silva Gomes e Adm. Nadir Becker estiveram presentes no I Fórum Nacional das Mulheres Administradoras. O evento foi uma iniciativa do Conselho Federal de Administração (CFA) cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade e no mercado de trabalho.
O Fórum reuniu conselheiras federais e regionais do Sistema CFA/CRAs. A coordenadora da comissão que organizou o Fórum, Adm. Mônica Covas Gama, lembrou a que a mulher ainda é vista com desigualdade no mercado de trabalho e que, por isso, ainda tem muito a conquistar. Já o diretor de Relações Internacionais e Eventos do CFA, Adm. André Saoncela, destacou a importância do Fórum nos 52 anos da Administração. “Essa é a primeira edição, mas queremos dar continuidade ao evento. Isso não é uma luta, é uma conquista”, defendeu o diretor.
Para o presidente do CFA, Adm. Wagner Siqueira, a igualdade de sexos e a igualdade de direitos e de oportunidades entre todos devem ser os valores centrais de um novo mundo a construir. “Posicionar as mulheres ombro a ombro, na primeira linha do campo de batalha da luta e da construção de um mundo mais justo e mais fraterno, equitativo e equilibrado, generoso e cidadão, na luta por um mundo melhor, é hoje a missão e a tarefa de todos nós”, afirmou, reforçando que é preciso ir além do Fórum. “Este evento precisa ser transformam em um programa de ações para mudar o atual cenário. O Sistema precisa ter esse compromisso com os Administradores e com a sociedade”, destacou.
Para falar sobre mulher no mercado de trabalho, o Fórum trouxe a assessora de Direitos Humanos da ONU, Ângela Pires Terto. Após a palestra da especialista, foi aberto um debate sobre o assunto com as participantes. No dia seguinte, elas participaram de um painel sobre políticas públicas voltadas para as mulheres Administradoras.
| Com informações do CFA | | Fórum/RS fomenta debate sobre tecnologia virtual e ética profissional
|
| | O CRA-RS é apoiador oficial do evento
O Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (FÓRUM/RS) promove, no dia 6 de outubro, o VII Seminário de Fiscalização Profissional, que terá como tema central “A Tecnologia Virtual e a Ética Profissional”. A internet é mais uma forma de nos relacionarmos e a ética trata da maneira como isso acontece. É fundamental o debate em torno do assunto diante de um mundo altamente conectado nas milhares de redes sociais existentes hoje.
O evento ocorre juntamente com II Encontro de Conselhos Profissionais e Ordens e II Encontro Nacional de Agentes Fiscais no Ministério Público do Rio Grande do Sul, das 9h às 17h. Mais informações e inscrições pelo e-mail seminarioforumcds@yahoo.com.
| | | |
|
| | |
|
|