Volkswagen: um pouco da história automobilística
Visita à montadora alemã fez parte da programação da Missão Técnica do CRA-RS
Uma das principais marcas de veículo faz parte da história da Alemanha. Integrando a programação da Missão Técnica à Alemanha, o grupo liderado pelo CRA-RS teve a oportunidade de conhecer a Volkswagen. Parcialmente destruída no final da Segunda Guerra Mundial, a fábrica foi reconstruída e hoje é a maior planta fabril de automóveis da Europa. Sua história iniciou a partir de um desejo de Adolf Hitler em produzir um automóvel barato, econômico e que qualquer pessoa pudesse comprá-lo por meio de um sistema de poupança, assim surgiu o um dos modelos mais famosos da empresa: o fusca.
O fusca, um dos ícones da empresa, foi projeto a pedido a pedido do ditador Adolf Hitler
As instalações dá fábrica são de 1938, e a parte do Administrativo surgiu em 1950. Antes da 2ª Guerra Mundial foram produzidos torno de 600 fuscas, e a Inglaterra encomendou cerca de 20 mil veículos deste modelo para o exército. Na época foi o que salvou a fábrica.
A sede mundial está localizada em Wolfsburg, entre Berlim e Hannover. Na cidade também está a Atostadt, a cidade do automóvel, que não se restringe à marca Volkswagen. O grupo contou que ao lado da fábrica pode-se aprender tudo sobre a história do automóvel e o processo de produção.
Atualmente, a fábrica conta com 1.200 fornecedores e trabalha 24h por dia, 5 dias na semana, o que lhe possibilita produzir 3.500 veículos diariamente. No seu quadro de colaboradores, possui 20% de mulheres na linha de produção e 25% nas áreas administrativas.
De acordo com a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia de Souza Pereira Abreu, conhecer um processo produtivo moderno que integra o trabalho do ser humano com os robôs, é uma experiência ímpar. “A partir da visita pudemos perceber na prática duas importantes situações: o avanço tecnológico é inexorável e o ser humano precisa entender a necessidade de se adaptar, quer seja no campo cognitivo, como no campo da sociologia e psicologia”, ressaltou.
A comitiva visitou a produção do Gold e do Tiguan, porém a fábrica tem ao todo 6,4 km². Um conhecimento aprofundado na maior montadora da Europa e na segunda maior do mundo. Em 2015, somente os automóveis com da marca faturaram cerca de 106.2 bilhões de euros.
Conhecendo a gigante europeia em aviação: AIRBUS
Participantes da Missão puderam aprofundar conhecimentos em logística e gestão da AIRBUS
Segurança máxima. Assim foi a inserção da comitiva liderada pelo CRA-RS na gigante europeia quando falamos em produção de aviões: a AIRBUS. A visita técnica a uma das fábricas principais da empresa, localizada na Alemanha, em Hamburgo, trouxe conhecimento em gestão e logística aos participantes. Nas dependências da empresa é absolutamente proibido tirar foto, é o nível de cuidado que possuem para evitar qualquer tipo de sabotagem. O grupo seguiu para a área onde se realiza a montagem dos aviões passando por um túnel de entrada construído em 1930, porém, em 1945, cerca de 55 tropas inglesas ocuparam as instalações e somente em 1956, a organização conseguiu de fato autorização para a fabricação de aviões no espaço.
O mais interessante da AIRBUS é a produção das peças serem fabricadas em diferentes locais e transportadas de um lado para o outro até chegarem na montagem final. Para dos aviões, principalmente as cabines, são produzidas na Alemanha (Hambrugo), já as asas, por exemplo, são feitas na França, em Tolouse e o leme (parte traseira do avião) é confeccionado na Inglaterra. A montagem final normalmente acontece na Alemanha ou na China. As rodas e turbinas são terceirizadas.
Na Alemanha, a empresa é constituída de 17 mil funcionários: 13 mil fixos e 4 mil colaboradores terceirizados. No entanto, no mundo todo são cerca de 70 mil colaboradores, além desses, mais 50 mil empregados terceirizados. Em Hamburgo o local foi aterrado para a expansão da fábrica em função do novo projeto, o A380, resultando 2,3km² de área. Ainda, para 2018, a meta da empresa é a fabricação de 60 aviões por dia: 35 em Hamburgo, 17 na França, 4 na China e 4 nos Estados Unidos. A língua oficial praticada internamente é o inglês.
De acordo com o profissional que guiou a visita dos Administradores, o equilíbrio e funcionamento da AIRBUS só são mantidos devido a cooperação entre França, Alemanha, Espanha, Inglaterra e China perante a cooperação dos países no cumprimento das legislações. A sede Administrativa fica em Amsterdam.
As principais famílias das aeronaves são o A330, A380, A350, A320 / A321. Começando pelo A350, é o modelo mais econômico fabricado na Alemanha e montado na Espanha. Comporta cerca de 420 passageiros e foi o primeiro avião da empresa com fuselagem e a estrutura das asas constituídas principalmente por plástico reforçado de fibra de carbono. O principal cliente deste modelo é o Emirates que comprou 142 máquinas.
O A321 basicamente é o A320, porém alongado e com capacidade para 220 lugares ou 240 de forma econômica. A média de tempo para fabricar um avião deste porte é de cinco meses e sua vida útil é de 20 a 30 anos, dependendo da área de pousa e tempo de uso. Os principais clientes deste modelo são a China, Índia, Malásia, Indonésia e os Estados Unidos. O custo deste avião é de 90 milhões de dólares.
A ilha de montagem final produz em média oito aviões em cinco dias, trabalhando cinco dias por semana, 14 horas por dia. Os participantes puderam conhecer também a área de pintura e o controle do ambiente. Além disso, o cliente da AIRBUS pode estar presente e observar a montagem de todo o processo quando a aeronave está em produção. Quando pronto, o avião passa por um teste final de cinco a seis horas de voo.
Mas, o mais importante e valioso projeto da empresa é o A380. Ele durou mais de dez anos e consumiu 12 bilhões de euros da gigante europeia. O modelo custa em média 450 milhões de dólares e tem capacidade de até 800 passageiros. A fabricação dura cerca de um ano e 200 aviões já foram entregues, 80 só para os Emirates. Além disso, a montagem final acontece na França, mas ele volta para a Alemanha para avaliação e testes finais. O modelo faz de 800 a 900 km/h. De acordo com o guia, a venda está mais devagar do que o esperado, mas estão entregando em média um avião por mês na Alemanha.
O CRA-RS estava na tentativa para a realização da visita há algum tempo, e somente agora foi possível, devido aos processos intensos de segurança. A experiência foi uma verdadeira aula para os participantes que conheceram uma empresa com tecnologia de ponta, exemplo em logística e gestão. A autarquia foi o primeiro conselho profissional do Brasil que ingressa e aprecia a linha de montagem do maior avião do mundo.
Unidade da AIRBUS em Hamburgo, na Alemanha
É proibido tirar fotos internas na empresa, há apenas um local em que o grupo pode fazer imagens
1º Seminário Internacional de Gestão Pública: buscando o bom exemplo Alemão
Grupo do CRA-RS durante o 1º Seimnário Internacional de Gestão Pública realizado na DEULA em Nienburg
Sistema Político na Alemanha; Sistema de Ensino na Alemanha; Governança Pública, Gestão de Pessoal no Setor Público; Orçamento Público e Gestão do Meio Ambiente. Esses foram os temas tratados durante o 1° Seminário Internacional de Gestão Pública (SEIGESP) promovido pelo CRA-RS em conjunto com a DEULA/Brasil e a DEULA/Nienburg.
A primeira palestra tratou sobre o meio ambiente e mostrou que a Alemanha possui os quatro modelos de energia: eólica, solar, biogás e geotérmica. Além disso, 88% dá energia consumida é de fontes renováveis no país, já que o governo federal incentiva a adoção desse tipo de energia com descontos no Imposto de Renda. No país tudo é voltado para diminuir o custo da energia, pois há uma preocupação muito grande em relação à preservação ambiental, tanto nas casas, como nos prédios de governo e empresas privadas. De acordo com os participantes, a comunidade se empenha para utilizar transporte comunitário, e também há incentivo ao transporte alternativo. Muitas organizações disponibilizam bicicletas elétricas para seus funcionários.
Ainda, o Seminário discorreu sobre o tema corrupção, que foi divido em tópicos pelo palestrante Dr. Gerd Wesselmann. Incialmente foi abordada a questão do orçamento público, onde o planejamento para o ano seguinte é fechado entre setembro e outubro do ano anterior, o que torna difícil fazer uma previsão exata, uma vez que ela não pode ser fora do padrão estabelecido. Já na iniciativa privada o orçamento é realizado entre janeiro e fevereiro, muito mais próximo dá realidade.
Em relação à Administração Pública, ela deve ser controlada pela receita e pela despesa, ou seja, é preciso haver um equilíbrio da entrada e da saída de recursos. Além disso, o planejamento de obras públicas deve ser completo para não dar margem ao aumento de custos, que podem ensejar a corrupção. Na Alemanha os orçamentos já contabilizam os impostos e caso os projetos não sejam terminados, os valores são transferidos para o próximo ano.
Wesselmann salientou também que o valor monetário dá Alemanha é de 1,5 trilhão de Euros e disse que a corrupção media situa-se entre 10 a 15% desse patrimônio, algo em torno de 150 bilhões de Euros são destinados à corrupção. No entanto, os corruptos são severa e agilmente punidos. Ele explicou que há uma luta muito forte contra esses desvirtuamentos e a principal “arma” é a transparência. As instituições devem fazer valer a transparência e o segundo ponto são as penalidades altas e céleres. O terceiro diz respeito a sociedade, que deve denunciar. Uma frase cunhada na Alemanha é "onde não tem queixa não haverá o Juiz".
Nos órgãos públicos há regras definidas e projetos anticorrupção já estabelecidos. Da mesma forma acontece nas empresas privadas. Os gestores devem se capacitar para não serem corrompidos. Toda a grande empresa, com mais de 200 empregados, aplica a Compliance para o treinamento de seus funcionários e, finalmente, a facilitação do uso da transparência pela sociedade.
Escola da DEULA: o valor da qualificação
Visita a Deula que apresenta o sistema dual de ensino: teoria e prática
Durante o Seminário de Gestão, o grupo realizou uma visita guiada na Escola da DEULA, que utiliza o sistema dual de ensino, aliando a teoria à prática.. No local, os alemães aprendem um pouco mais sobre a mecânica de máquinas agrícolas, além de outros práticas como o acabamento no interior das estradas e ruas.
De acordo com o guia da DEULA, também são oferecidas qualificações especiais, como custos para soldadores de navios ou até mesmo na área de mecânica industrial. No espaço também há um prédio chamado Folha, em que é totalmente sustentável: o teto é constituído por grama e as paredes de lã de ovelha. O aquecimento da estrutura é geotérmico, ou seja, a energia traz o calor do solo com até 100 metros de profundidade.
Há muitas pessoas que trabalham no campo a vida toda, porém quando chegam nos 40 anos elas não têm mais condições físicas. A Escola da Deula oferece qualificação para eles arranjarem um novo emprego. Um verdadeiro exemplo para o Brasil.
Prédio Folha totalmente sustentável
As visões distintas dos participantes da Missão Técnica à Alemanha
Confira abaixo os depoimentos dos participantes da Missão contando sob diferentes
perspectivas a experiência vivida no país europeu:
“Uma Missão de aprofundamento dos conhecimentos, busca de bons exemplos e experiências que agregaram ao grupo muito aprendizado. Assim eu resumo a Missão Técnica à Alemanha. Vimos de perto o que há de mais novo quando falamos de tecnologia e robótica na CeBIT 2017. Aprendemos sobre logística com a gigante AIRBUS, que produz suas peças em diferentes locais e são transportadas de um país para outro. A automatização da produção da Volkswagen também chamou atenção, com mais de 3 mil robôs trabalhando na maior fábrica da empresa, em Wolfsburg. Ainda destaco o conhecimento à EEW Energy, usina de incineração de lixo, em Hanover, que transforma os resíduos em energia, mostrando a preocupação do país alemão com a sustentabilidade. Não menos importante, também realizamos o 1º Seminário Internacional de Gestão Pública, onde foi abordado temas como transparência na gestão pública, ensino, gestão do meio ambiente e orçamento público. Foram dois dias de seminário que mostraram a excelência em gestão, oportunizando trazer esses bons exemplos para o Brasil. Acrescento também a visita guiada à Escola da DEULA, evidenciando a importância da qualificação profissional. Agradeço a todos os participantes, à DEULA-Nienburg e à DEULA-Brasil por esses dias vivenciados que uniram a teoria à prática, possibilitando a aplicação deste aprendizado na ciência da Administração e tornando o CRA-RS pioneiro em eventos deste porte. Que possamos, cada vez mais, oferecer conhecimento a todos os Administradores.” – presidente do CRA-RS, Adm. Claudia de Souza Abreu
"Quanto a Missão Técnica da Alemanha, como um todo creio que foi exitosa de forma geral, pois propiciou um aprendizado no qual se verifica que o sucesso daquele está muito relacionado à cultura germânica, que leva a sério as normas e procedimentos legais, em especial as normas de segurança do trabalhador e de tratados internacionais (como por exemplo, de combate a corrupção e de responsabilidade ambiental) cumprindo as mesmas de forma rigorosa. Logo atinge as metas ora planejadas e atinge seus objetivos, pois agrega o componente: seriedade no que faz, de forma ética e responsável (aplica o Accountability). Pretendo multiplicar este aprendizado com meus colegas Administradores, bem como estudar forma de aplicabilidade no setor público. Grande aprendizado e oportunidade ímpar esta Missão." Funcionária Pública da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e membro da Câmara de Gestão Pública do CRA-RS, Adm. Rita de Cássia Reda Eloy
“De todo o período que passamos na Alemanha, talvez o mais importante que eu posso relatar foi o Seminário de Gestão Pública. O importante é perceber que atitudes diferentes e procedimentos diferentes decorrem não só da legislação que rege a Gestão Pública, mas também de cultura. A obediência e o cumprimento estrito a regras, ele existe em qualquer país do mundo, mas a consciência de que o descumprimento de uma regra pode trazer prejuízo para alguém, isso a gente não vê com muita frequência no Brasil e na Alemanha isso é levado a risca. Ou seja, as pessoas seguem as regras sem uma necessidade de fiscalização, porque elas sabem que isso é importante para a coletividade e para o bem público.” Auditor Fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre, Adm. Flávio Cardoso de Abreu
“Foi muito importante ter vivenciado as visitas técnicas junto à Usina de Lixo, AIRBUS, Volkswagen. Podemos verificar todo o envolvimento conjunto, tanto da área pública, como da privada. Uma situação bem interessante foi com relação à fábrica da AIRBUS, que fica numa península de Hamburgo que pode aprofundar o canal e construir seu próprio Porto, possibilitando o escoamento de equipamentos e peças de avião para outros países. A questão do aproveitamento dos resíduos produzidos, com total comprometimento da população na separação de lixo em sua origem, e sua produção final ser tão bem aproveitada é outro destaque. Em relação à Feira, foi um sinal de alerta para as Instituições de Ensino e Governo Brasileiro. Será que nossos alunos estão sendo preparados para atuar junto a essas mudanças tão rápidas de tecnologia? Vimos a automação e robótica muito presentes. E por fim, ressalto a importância do Seminário de Gestão Pública. Podemos verificar que existe, de certa forma, uma semelhança de governança entre os países, como a hierarquização do poder das competências. Mas com certeza, na Alemanha isso é visto de uma maneira mais ágil, com resultado para a população, com transparência, com auditoria, tendo a preocupação de trazer resultado para quem paga seu imposto. Em relação à DEULA, destaco o planejamento para atender as necessidades de quem a procura, como empresas e sociedade que desejam se capacitar. Foi excelente, gratificante e muito recomendado fazer essa visita a um país tão desenvolvido quanto à Alemanha.” – Conselheira do CRA-RS, Adm. Marcia Valéria Borba Brasil
“A Missão teve como plano de fundo a CeBIT que vem trabalhando com as questões mais modernas deste momento de transformação profunda na indústria e todas as áreas do conhecimento. Na cerimônia de abertura na DEULA/Nienburg, o presidente da entidade, Antelmann falou sobre o cenário atual da Alemanha, reconstrução da Europa nesse momento de superação de dificuldades econômicas e como o acolhimento de imigrantes em grande número. Também realizamos uma visita de conhecimento sociocultural da cidade de Colônia, que tem um grande atrativo que é catedral, considerada a segunda mais alta do mundo. Além disso, visitamos Berlim, capital federal da Alemanha. Destaco a visita à EEW, Usina que recebe lixo da região de Hanover e gera energia elétrica a partir da queima de resíduos. Existem 17 usinas desse tipo na Alemanha e elas geram 10% da energia elétrica no país e são capazes de absorver 90% do lixo doméstico produzido no local. Outra experiência significativa foi a ida à Volkswagen, em Wolfsburg, a maior fábrica da empresa que entrega um carro a cada 18 segundos, produzindo 3500 automóveis por dia. Na produção há mais de 3 mi robôs instalados, além dos 70 mil funcionários distribuídos em três turnos. Por fim, também ressalto a visita à AIRBUS, algo fantástico que mostrou a logística e gestão da gigante europeia. Além disso, teve o Seminário de Gestão Pública, que destacou a importância do ensino e mostrando como a Alemanha realiza a governança pública, com o objetivo de trazer um bom exemplo para o Brasil.” - Conselheiro do CRA-RS, Adm. Rogério de Moraes Bohn
“O que mais me impressionou foi a visita à fábrica da Volkswagen, tendo em vista que acompanhamos todo o processo produtivo e a automação da fábrica, as instalações bem modernas e ligando à história da cidade. O museu do automóvel, por exemplo, mostrou como o contemporâneo e o moderno se complementam. Uma outra questão é em relação as aprendizagens para gestão, em função dos nossos cursos de Administração. Deveriamos trabalhar sempre na perspectiva de termos contato com questões de economia internacional, ou seja, proporcionarmos missões técnicas aos nossos estudantes, pois nos agregam um conhecimento ímpar.” Conselheira do CRA-RS, Adm. Maria D'Lourdes Guimarães Rotermund
“Participar da Missão CEBIT 2017 foi muito gratificante. Um conhecimento de grande valia profissional e pessoal. Excelente grupo em busca de aprendizado e convívio em harmonia. Para uma germânica ir em busca de ideias inovadoras tem um precioso valor.” – Conselheira do CRA-RS, Adm. Nadir Becker
“O encontro foi de muito proveito. Um evento de porte internacional não poderia ser diferente. O que me chamou mais atenção positivamente foram as visitas técnicas, em especial a da Volkswagen, pelo parque tecnológico que possui e à AIRBUS. Duas organizações que desenvolvem um trabalho modelar que valeu a pena principalmente conhecermos todo o processo de fabricação dessas empresas e o enriquecimento que proporcionou a todos os nós. A feira, a CeBIT, também tem seus méritos, pela diversidade, pela variedade de informações que foi possível obtermos, mas as visitas técnicas se destacaram. Foi um evento muito proveitoso e parabenizo ao CRA-RS pela sua realização.” - Membro da Câmara de Gestão Pública do CRA-RS, Adm. Marco Aurélio Kihs
“Efetuamos visitas na Airbus, na Volkswagen, na Usina de Reciclagem de Lixo, na CeBIT – Feira de Tecnologia e Inovação, nas cidades de Colônia, Berlin, Hanôver, Bremen, Hamburgo e Nienburg. Muitas histórias do passado contadas pelas paisagens, pelas arquiteturas, pelas gastronomias e pela cultura deste povo. O que percebi, foi o grande respeito ao que aconteceu no passado Alemão. E só a partir deste respeito, pode-se construir o futuro promissor destas cidades e dos seus cidadãos. Na prefeitura de Hanôver podemos ver as máquinas da cidade destruída após a Segunda Guerra Mundial em 1945 e hoje, 77 anos depois, existe uma cidade moderna, com tecnologia de ponta. Meu aprendizado nesta missão foi perceber que preciso colocar em ação nas minhas empresas, todas os insights destes dez dias de intensos atividades. Muitas coisas já utilizamos nas nossas empresas, portanto é necessário valorizar e comemorar os resultados. Parabéns a todos os organizadores do evento. Minha gratidão a todas as pessoas que conheci e convivi.” - Adm. Denise Fernandes da Cruz, Diretora Executiva de empresas
“Participante já dá quarta missão internacional organizada pelo CRA-RS, manifesto a importância destas para acrescentar conhecimento, contextualizar nossa organização política, econômica e tecnológica em relação a outros países, além de melhorar nossas relações humanas ao trocar experiências com usos e costumes de outros povos. Os gestores do CRA-RS têm demonstrado visão de futuro e organizacional com estes eventos. Parabéns e que continuem com esta postura, que faz a diferença dentro do Sistema CFA/CRAs.” – Adm. Antonio Gim
“Agradeço a toda equipe do CRA-RS com seus conselheiros e funcionários, RRPP eventos, Usina de notícias e, a Deula Niemburg/Brasil, pela gestão dessa importante Missão internacional realizada na Alemanha. Desde a saída até o retorno ao Brasil, os conhecimentos adquiridos foram muitos e, em várias áreas. Aprofundamos conhecimentos relacionados a inovação tecnológica, saúde, educação, serviços públicos, produção de carros e aviões, reciclagem de lixo... até a arte, cultura, tudo visto sobre vários ângulos e de múltiplas formas. Nessa missão, aprendemos vivendo os momentos, nos relacionando com os colegas e trocando informações com pessoas, desde o cidadão local, até com o profissional de uma parte qualquer do mundo, cada um com a sua carga de conhecimento e energias, que foram bastante compartilhadas. Agora é a hora da multiplicação dos conhecimentos adquiridos. Cada um nas suas atividades poderá explicar, contar e fazer acontecer o que aprendeu nessa Missão Técnica. Agradeço a oportunidade de conviver com todos. Vamos para a próxima Missão?”, vice-presidente de Relações Externas do CRA-RS, Adm. Helenice Reis
“Esta missão, entre tantas outras que já realizamos, teve um diferencial: a visita técnica à Airbus, na sua fábrica de Hamburgo, onde presenciamos ao vivo a linha de montagem do A320 e A321 - aparelhos de grande demanda no mercado internacional e, principalmente, do modelo A380, o maior avião comercial do mundo, que transporta mais de 880 passageiros. Apreciar na linha de produção um gigante desses, com tecnologia de ponta, é algo indescritível e, para profissionais de Administração uma façanha histórica. Não foi e é fácil conseguir uma visitação a uma indústria deste porte, mas nossa vontade e insistência unidas à dedicação da Deula, deram um resultado surpreendente, e o CRA-RS, como Instituição, despontou, mais uma vez por seu pioneirismo: é o primeiro Conselho Profissional do Brasil que ingressa e aprecia, ao vivo, a linha de montagem do maior avião do mundo. Além disso, acrescento a visitação à CeBIT e a realização do 1° Seminário Internacional de Gestão Pública, onde destaco, sem dúvida, a palestra de Torsten Rotschke, conselheiro do Município de Nienburg, que abordou os temas sobre Sistema Político, Sistema de Ensino e Governança Pública; da Dra. Mary Romann, que discorreu sobre a Gestão do Meio Ambiente e em especial, a conferência sobre Gestão Pública e Corrupção na Alemanha, pelo Dr. Gerd Wesselmann, da AgrarBeratung. Na sua abordagem fez um relato de "como se prevenir contra a corrupção", ressaltando o uso da transparência como ferramenta indispensável e que a sociedade deve denunciar o malfeitor. Ele cunhou a frase de uso na Alemanha: ‘Onde não tem queixa não haverá o Juiz’. Uma brilhante palestra que se encaixa no contexto atual da globalização.” – Conselheiro do CRA-RS, Adm. Valter Luiz de Lemos
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