ENREVISTA COM ADM. RAFAEL PASSOS
Presidente recém empossado no SINDAERGS destaca importância da parceria entre Sindicato e Conselho
A nova Presidência do Sindicato dos Administradores no Estado do Rio Grande do Sul (SINDAERGS) já tomou posse para o triênio 2019/2021. Liderando a equipe está o presidente Adm. Rafael Passos. O Administrador possui especialização em Theory and Operation of a Modern National Economy, pela George Washington University (Programa Minerva) e em Gestão Estratégica de Pessoas. Buscando compreender os projetos, bem como as expectativas para a gestão no trabalho em prol da categoria, o CRA-RS conversou com o Adm. Rafael.
Confira a entrevista:
Entre os compromissos do SINDAERGS, estão defender e representar os direitos e interesses gerais ou individuais da categoria dos Administradores. Quais os principais desafios e perspectivas para a sua gestão?
Em primeiro lugar, queremos saudar os Administradores e desejar um ano de 2019 de muitas realizações. Além de estarmos num momento difícil do ponto de vista econômico, com alta taxa de desemprego, iniciamos a gestão com um cenário conturbado no sindicalismo, em razão de recentes alterações na legislação, que ainda não estão consolidadas. Alguns aspectos têm inclusive a aplicabilidade questionada no Judiciário, ainda sem solução. O Sindicato dos Administradores no Estado do Rio Grande do Sul está organizado e preparado para atuar com força e vigor.
Como o Sindicato e o CRA-RS podem trabalhar ainda mais afinados em defesa da categoria dos Administradores?
Temos convicção de que os Administradores poderão se beneficiar muito de uma atuação mais integrada de Sindicato e Conselho. Poderíamos listar um sem-número de ações do Conselho que podem ser potencializadas com a força do Sindicato e vice-versa. Tudo pode começar com o compartilhamento das informações sobre os Administradores no Estado, de modo que ambas as instituições tenham mais dados sobre seu público. Propomos ao Conselho neste momento a assinatura de um termo de colaboração com esse objetivo.
Comentário da presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu: Em 2017 nós já iniciamos algumas ações em conjunto, dentro de uma organização, para um grupo de Administradores, relacionadas a concursos e reconhecimento profissional. Mais ações desta natureza podem ocorrer nos próximos anos com esta abertura Sindicato-Conselho.
Considerando o atual cenário da profissão, quais ações serão priorizadas no próximo triênio?
Além de navegar com maestria nas águas turbulentas que se apresentam agora e de tentar influenciar a própria maré, sempre achamos importante destacar que é o Administrador o profissional capaz de melhorar a eficiência, de tornar as organizações aptas a gerarem mais riqueza, terem força adicional na crise. Na crise, o alento do capitalista deve ser o Administrador. Precisamos mostrar que somos capazes de dar este fôlego à nossa economia.
Como a sua gestão pretende promover um Sindicato inovador, comprometido com as mudanças no contexto e nas relações de trabalho?
Precisamos buscar sempre a melhoria nas condições dos Administradores, tanto nas negociações entre profissionais e organizações, quanto influenciando mudanças legislativas benéficas às relações de trabalho e questionando o que for necessário junto ao Judiciário. Além do primordial, estamos estudando a realização de uma pesquisa junto aos Administradores, de modo a identificarmos um maior campo de atuação para o Sindicato. Já temos algumas iniciativas de sucesso, como um plano de saúde com significativa adesão. Mas podemos ter iniciativas em diversos setores, como educacional, co-working, cooperação técnica, banco de empregos e currículos, comunicação à sociedade sobre a profissão, entre outras. Essas possibilidades serão estudadas tecnicamente e algumas (e outras que surgirem) podem ser feitas em parceria com o Conselho. Queremos deixar aqui o convite aos Administradores para visitarem o Sindicato, na Diamond Tower, junto ao Barra Shopping Sul. O contato com o Sindicato pode ser feito a partir do site www.sindaergs.com.br.
| HORÁRIO DE EXPEDIENTE DE FINAL DE ANO NO CRA-RS |
Fique atento ao horário de atendimento do CRA-RS nesse final de ano.
Nos dias 24 e 31 de dezembro o expediente será das 08h30 às 12h.
Boas festas!
XII EPROCAD
IES interessadas em sediar o evento já podem se inscrever
Clique na imagem e leia na íntegra a carta convite
As Instituições de Ensino Superior (IES) têm até o dia 05 de fevereiro para realizar a inscrição, manifestando interesse em sediar a 12ª edição do Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração (EPROCAD). O evento ocorrerá nos dias 12 de abril de 2019, das 17h às 21h, e 13 de abril de 2019, das 8h às 16h. Promovida pela Câmara Especial de Ensino (CEEnsino), estima-se que a atividade reúna de 150 a 200 pessoas, entre professores, coordenadores de cursos e estudantes de todo o Rio Grande do Sul. Paralelamente ao evento, ocorrerá o X Encontro Estadual da ANGRAD e o IX Fórum de Coordenadores de Curso.
A candidatura deve ser encaminhada para o e-mail secretaria@crars.org.br, em carta de manifestação de interesse, expedida pela direção acadêmica ou reitoria da IES, considerando os requisitos mínimos estabelecidos pela Câmara. O EPROCAD visa proporcionar o compartilhamento de demandas e práticas das diversas IES de cursos bacharelados e tecnólogos em Administração, relacionadas, especialmente, ao futuro da Administração no Brasil.
CLIQUE AQUI E CONFIRA OS REQUISITOS
| CRA-RS oferece desconto na anuidade 2019 |
De acordo com a Resolução nº 490 do Conselho Federal de Administração (CFA), com base na Lei Federal nº 12.514/2011, o CRA-RS concede desconto no pagamento da anuidade realizada nas modalidades à vista. Para 2019, os profissionais que quitarem o valor no mês de janeiro, recebem 15% de descontos, enquanto que no mês de fevereiro recebem 10%. Os boletos para pagamento estão sendo entregues pelos Correios e estão também disponíveis no site do CRA-RS (www.crars.org.br). A anuidade de pessoas físicas (Administradores, Bacharéis e Tecnólogos) e de pessoas jurídicas (empresas), com registro principal ou secundário, também podem ser parceladas (sem desconto), sendo o primeiro pagamento com vencimento em 31 de janeiro de 2019.
Entre os benefícios estão bolsas integrais em cursos da Universidade Corporativa, acesso à Revista Brasileira de Administração RBA eletrônica, entrega da Revista Master impressa (bimensal), bem como recebimento da newsletter semanal.
C O N V I T E
CRA-RS inaugura a reforma de ampliação e acessibilidade da sede
Inauguração:
Data: 04 de janeiro de 2019
Horário: 14h30
Local: Rua Marcílio Dia, 1030
ACONTECEU
NO CRA-RS
A Adm. Nadir Becker, coordenadora da Câmara de Registro, esteve representando o CRA-RS na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, no dia 18/12. A ocasião foi marcada pela sessão solene para outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) Itacir Amauri Flores. O título destina-se a pessoas não nascidas na capital gaúcha que se destacaram em suas áreas de atuação e contribuíram positivamente com a sociedade. A distinção é entregue na forma de diploma e medalha com o brasão da cidade.
O CRA-RS recebeu, no mês de dezembro, o certificado de resposabilidade social, emitido pelo Observatório Social de Pelotas, em reconhecimento ao auxílio para a manutenção de ações do Observatório, em prol da maior transparência e e qualidade na aplicação dos recursos públicos.
Foi realizada, na sexta-feira (21/12), reunião com servidores, conselheiros e diretoria do CRA-RS, para reflexão sobre o ano 2018 e a importância de contar com uma equipe unida e colaborativa. Na ocasião, foi ressaltado o comprometimento dos funcionários, que gerou resultados positivos nos processos e inovações do Conselho.
A diretoria do CRA-RS realizou, na tarde desta quarta-feira (26/12), o último encontro de 2018. Na oportunidade, foi feito o fechamento do ano, bem como assinaturas de atas, deliberações de conclusões de trabalho realizados ao longo dos dois anos de gestão e outros alinhamentos administrativos.