CIDEAD 2014 recebe inscrições pelo site do CRA-RS
O Ciclo de Debates em Administração (CIDEAD) 2014 conta com uma novidade. A partir deste ano, as inscrições para os encontros do Ciclo devem ser realizadas pelo site do CRA-RS. O tema “A Gestão da Inovação nas Organizações” conduzirá os encontros do CIDEAD 2014, que leva ao interior do Estado especialistas da área, a fim de aprofundar e debater um tema relacionado à Administração. Santa Rosa será o primeiro município a receber o Ciclo de Debates em Administração (CIDEAD) 2014, promovido pelo CRA-RS. O evento acontece no dia 15 de maio, quinta-feira, no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges, Rua Buenos Aires, 937, às 19h30.
O encontro terá como palestrante o bacharel em Administração Jonas Venturini, graduado em Administração e Ciências Contábeis pela UFSM, Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa e Mestre em Administração pela UFSM. Também é Doutor em Administração na UFRGS e Doutorando em Sociologia na UFRGS. Atualmente é professor adjunto na UNISINOS e sócio-diretor da JV Inteligência Empresarial e da Bruke Investimentos.
Já o município de Ijuí recebe o conferencista Claudio Forner, no dia 19 de maio, segunda-feira. O evento acontece às 19h30, no Salão de Atos da UNIJUÍ (Rua do Comércio, 3000 – Bairro Universitário). Claudio Forner é Administrador, consultor, palestrante, empresário, autor de 5 livros na área internacional e de comercialização, conselheiro de Roberto Justus, no Reality Show “O Aprendiz” em duas temporadas (O Sócio e Universitário) e de João Dória Jr. no “O Aprendiz 8”.
O CIDEAD 2014 conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Sebrae. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail eventos@crars.org.br.
Troca de Cartões aborda o tema como acelerar sua startup
No dia 20 de maio, terça-feira, o CRA-RS promove a 2ª edição do Troca de Cartões 2014, evento que abordará o tema “Acelerando sua Startup: 6 meses para criar e lançar um negócio finalmente viável”. O encontro acontece na sede do CRA-RS, localizada na Marcílio Dias, 1030, às 19h.
Maurício Centeno será o palestrante na ocasião. Bacharel em Administração, Maurício tem MBA em Gestão por Processos na ESPM-Sul (2002) e mestrado em Consumer Marketing na Bournemouth University, Inglaterra. Profissionalmente, já passou por diversas experiências de mercado em grandes empresas como Arthur Andersen, Dell e Grupo RBS. Como empreendedor, foi um dos sócios da agência digital Binário Internet, gerenciou a área de desenvolvimento de produto de uma startup dentro do Grupo RBS e hoje é sócio-fundador da Estarte.Me, uma aceleradora de startups digitais situada em Porto Alegre. É professor de Inovação e Empreendedorismo Digital no MBA da ESPM-Sul, e já foi mentor de concursos de startups como o Desafio BR (FGV) e Acelera Startup (FIESP).
O Troca de Cartões é promovido pela Câmara de Jovens Administradores (CJA) do CRA-RS. A atividade busca reunir Administradores e estudantes da área, empreendedores, jovens empresários e jovens profissionais para conversarem sobre o mercado de trabalho, visando ampliar a rede de contatos. O evento é gratuito, e as inscrições devem ser realizadas pelo site www.crars.org.br/eventos. As vagas são limitadas.
Inscrições abertas para o Prêmio Belmiro Siqueira 2014
Estudantes de Administração e Administradores registrados e em dia com as obrigações do CRA-RS, que produzem estudos e trabalhos na área da Administração, podem se inscrever, até o dia 29 de agosto, para o Prêmio Belmiro Siqueira 2014, uma realização do Conselho Federal de Administração. Este ano, o Prêmio reconhecerá trabalhos sobre o tema “Recursos Humanos”.
Para participar, o candidato deve apresentar no CRA-RS ou em suas Seccionais o trabalho na modalidade escolhida. Além disso, os trabalhos podem ser enviados via postal, para o endereço do CRA-RS (Marcílio Dias, 1030, Bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS).
Três categorias são contempladas pelo Prêmio. Para participar da modalidade Artigo Acadêmico, é necessário ser estudante de Administração. Já os profissionais de Administração, poderão se inscrever na categoria Artigo Profissional e Pós-Graduação Stricto Sensu. Na modalidade Pós-Graduação Stricto Sensu, serão aceitas as Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado que tenham sido defendidas no mesmo ano em que a modalidade for contemplada ou nos dois anos anteriores à data estabelecida pelo CFA para o encerramento das inscrições ao Concurso. Saiba mais pelo site do CFA.
CFA envia RBA aos participantes de promoção
O CFA informa que foi encaminhado, no dia 15 de abril, o 1º exemplar da Revista RBA para os participantes da promoção “Quitou anuidade do CRA. Garantiu a RBA/2014”. A promoção, conforme informado, compreenderá do exemplar nº 99 (março/abril de 2014) – que tem previsão para entrega de até 15 dias - ao nº 104 (janeiro/fevereiro de 2015).
O Conselho também orienta aos Administradores realizarem a atualização dos seus dados, caso tenham mudado de endereço. Em caso de dúvidas, contatar a central de atendimento ao assinante da RBA pelo e-mail rba@ccfa.org.br.
Nova Delegada do CRA-RS toma posse em Ijuí
No dia 30 de abril, ocorreu a posse da nova Delegada Regional do CRA-RS em Ijuí, Adm. Marisandra da Silva Casali. No ato, a Conselheira do CRA-RS, Adm Helenice Reis fez a entrega da Portaria de nomeação à nova Delegada.
A Adm. Marisandra fica no cargo de Delegada por quatro anos e sucede a Adm. Lucinéia Filipin Woitchunas. A Conselheira e a Delegada empossada, em seus discursos, fizeram uma menção especial ao belíssimo trabalho desenvolvido pela até então Delegada durante sua gestão, destacando suas ações, lutas e conquistas que foram de grande valia ao fortalecimento da Profissão da Administração. A Delegada Marisandra também falou sobre a importância do Administrador e de suas funções diante da sociedade moderna.
Além disso, agradeceu a confiança nela depositada para representar a Autarquia em toda região de abrangência da Seccional do CRA-RS em Ijuí. Marisandra é natural da cidade de Cruz Alta, mas reside em Ijuí há alguns anos e faz parte do grupo de funcionários da Unijuí. A cerimônia ocorreu às 19h, na sede da Seccional (Rua 14 de Julho, 1220, sala 02). Estiveram presentes Delegados, ex-delegados, Conselheiros do CRA-RS, Administradores, representantes das IES, entidades de classe e autoridades públicas.
Associação dos Agentes Fiscais realiza encontro em Porto Alegre
A Associação dos Agentes Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (AIAMU) realiza a segunda edição do Ciclo de Palestras, uma preparação para o 3.º SEMAAT - Seminário AIAMU de Administração Tributária Municipal. O primeiro encontro está programado para o dia 28 de maio, quarta-feira, das 14h às 17h, e debaterá o stema “ISS, A Receita Tributável e os Repasses na Terceirização dos Serviços” e “O Conflito de Competência ICMS x ISS frente à Preponderância e à Utilidade dos Serviços Prestados”. O palestrante será o Desembargador do TJRS e Professor de Direito Tributário, Dr. Adão Sergio do Nascimento Cassiano. Mais informações no site da AIAMU.
Empresa divulga pesquisa sobre tendências em Recursos Humanos
A empresa Porto RH acaba de lançar os resultados da pesquisa regional anual, “Tendências em RH”. A pesquisa busca identificar práticas de gestão de RH planejadas a cada ano, para que as empresas da região Sul possam ter uma percepção de investimentos em gestão de pessoas que estão sendo realizados e das tendências de investimentos na área.
Mais de 70 empresas da área privada e órgãos do setor público integraram a pesquisa. Os dados estão disponíveis no site www.tendenciasemrh.com.br. A Porto RH é uma empresa de consultoria de Gestão de Recursos Humanos, que trabalha com elaboração e implantação de processos de gestão de pessoas e Capacitação e desenvolvimento. A Administradora Alessandra Martinewski é proprietária e responsável técnica da empresa.
Estudantes de Administração promovem Dia da Ação Social
O grupo de calouros do curso de Administração do Centro Universitário IPA, em parceria da Organização Não Governamental Mãos Unidas, promoverá o dia da Ação Social em prol de moradores de rua. O evento acontecerá no dia 17 de maio de 2014, a partir das 19h, com saída da sede da ONG, localizada na rua Pinto da Rocha 168, no bairro Partenon, em Porto Alegre. O grupo denominado como ADVIDA (Administração pela Vida), sob a supervisão da Administradora e Profª. Mestre Maria D'Lourdes G. Rotermund, juntamente com integrantes da ONG Mãos Unidas, que desenvolve trabalhos em favor de pessoas necessitadas em variados segmentos, realizarão entregas de marmitas para moradores de rua, em determinados pontos da capital.
A iniciativa partiu de uma ideia da jornalista e estudante do curso de Administração do IPA, Ana Tavares, tendo como objetivos principais o relacionamento dos conceitos trabalhados em sala de aula com a realidade, no quesito Responsabilidade Social e seus preceitos e o despertar do voluntariado e suas particularidades. A aluna criou um grupo – chave composto pelas alunas Cristiane Lunardi, Marcia Pires e Sinara Marques, o qual apresentou o projeto para os membros do Núcleo de Excelência e Práticas em Administração (NEPAD) da instituição, bem como para a coordenação do curso, que apoiam e supervisionam a Ação.
As doações são resultado da iniciativa dos calouros voluntários que colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, fazendo valer os princípios de um futuro administrador em prol dos necessitados. O grupo conta, com 15 voluntários para sair pelas ruas de Porto Alegre distribuindo carinho e diminuído a fome daqueles que precisam.
Administrador realiza curso na Federasul
O Administrador Ângelo Pastro promove o mini curso “Reuniões Eficazes – Eu chego lá”, no dia 12 de maio, às 18h30, na Federasul em Porto Alegre. O objetivo é orientar os participantes a desenvolverem metodologia para preparação, condução e encerramento das reuniões. É uma oportunidade de dominar praticas de mobilizar os participantes e extrair o melhor na busca dos resultados.
Informações e inscrições podem ser obtidas pelo e-mail angelopastro@terra.com.br e/ou (51) 9912.1945. Desconto de 10% para aAdministradores. O palestrante é o Adm. Ângelo Pastro, com 29 anos de experiência generalista em empresas de Serviços, Comércio e Indústria.
Fundatec oferece desconto em curso sobre liderança e crescimento profissional
Para uma organização crescer e se desenvolver no mercado de atuação, a participação de seus colaboradores é essencial. Uma boa postura profissional e atitudes estratégicas podem tornar o funcionário um grande líder dentro da empresa, colaborando também para seu crescimento profissional. O tema será discutido no curso Desenvolvimento de Líderes, realizado pela Fundatec nos dias 26, 27 e 28 de maio. O objetivo é apresentar conhecimentos de liderança, assim como desenvolver habilidades práticas que potencializem o desempenho das equipes. Serão abordados ainda assuntos como motivação, eficiência, comportamento, planejamento, assertividade, entre outros, por meio de dinâmica de grupos, simulações em vídeo, análises de filmes e de casos práticos e exposições dialogadas.
A capacitação acontece das 8h30 às 16h30, no dia 26, e das 8h30 às 16h nos dias 27 e 28, com uma carga horária de 20 horas. As aulas serão ministradas pela consultora Maria Regina de Moraes Xausa na sede da Fundatec (Rua Prof. Cristiano Fischer, 2012). Administradores com registro em dia no CRA-RS têm 25% de desconto no treinamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-1029. As inscrições estão abertas e podem ser feitas link c apacitacao.fundatec.org.br.
SBGC realiza curso sobre Pensamento Sistêmico, no CRA-RS
A Sociedade Brasileira de Gestão em Conhecimento (SBGCRS), em parceria com o CRA-RS, realiza o curso Facilitadores de Pensamento Sistêmico. O curso visa formar facilitadores, multiplicadores e consultores aptos a trabalhar com o Pensamento Sistêmico junto a empresas, governos e comunidades.
O curso terá doze aulas quinzenais, sempre às quartas à noite, das 19h às 22h30 e será ministrado pelo analista de sistemas e mestre em engenharia de produção, Aurélio L. Andrade. As aulas têm início no dia 12 de maio, e os Administradores tem desconto. As inscrições podem ser feitas pelo site. Mais informações pelo telefone (51) 81872121, pelo e-mail aurelio@sistemico.com.br ou pelo skype aurelio_andrade.
|