Eleições 2014
Os Administradores que não puderam votar nas eleições do sistema CFA/CRAs, realizadas no dia 15 de outubro, podem justificar sua ausência até o dia 14 de dezembro, no endereço
Inscrições abertas para Concurso Público do CRA-RS
Estão abertas até o dia 19 de dezembro as inscrições para o Concurso Público do CRA-RS. O concurso tem execução da Fundatec e os cadastros podem ser realizados através do link concursos.fundatec.org.br.
O valor da inscrição é de R$ 55,00 (Nível Superior), R$ 50,00 (Nível Técnico) e R$ 45,00 (Nível Médio). A Fundação está disponibilizando em sua sede (Rua Prof. Cristiano Fischer, nº 2012), em Porto Alegre, computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, das 9h às 17h. A data provável da prova é no dia 25 de janeiro de 2015. Confira abaixo:
NÍVEL SUPERIOR
Cargo (vagas): Fiscal - Porto Alegre (02+CR), Fiscal - Caxias do Sul (CR), Fiscal - Ijuí (CR), Fiscal - Novo Hamburgo (CR), Fiscal - Osório (CR), Fiscal - Passo Fundo (CR), Fiscal Pelotas - (CR), Fiscal - Santa Maria (CR) e Fiscal - Uruguaiana (CR).
Carga Horária Mensal: 40h.
Salário: R$ 3.286,70.
NÍVEL TECNICO
Cargo (vagas): Técnico de Informática - Porto Alegre (01).
Carga Horária Mensal: 40h.
Salário: R$ 2.396,07.
NIVEL MÉDIO
Cargo (vagas): Auxiliar Administrativo - Porto Alegre (03+CR), Auxiliar Administrativo - Caxias do Sul (CR), Auxiliar Administrativo - Ijuí (CR), Auxiliar Administrativo - Novo Hamburgo (CR), Auxiliar Administrativo - Osório (CR), Auxiliar Administrativo - Passo Fundo (CR), Auxiliar Administrativo - Pelotas (CR), Auxiliar Administrativo - Santa Maria (CR) e Auxiliar Administrativo - Uruguaiana (CR).
Carga Horária Mensal: 40h.
Salário: R$ 1.385,15.
Fonte: Fundatec
CFA regulamenta resolução normativa sobre valores das anuidades
A resolução normativa CFA nº 454, de 06 de novembro de 2014 fixa valores das anuidades e taxas aos Conselhos Regionais de Administração. Ficam instituído os seguintes percentuais de descontos para pagamentos antecipados:
Até 31 de janeiro: 25%
Até 28 de fevereiro: 15%
Até 31 de março: 10%
O valor da anuidade Administrador e Bacharel em determinada área da Administração é de R$ 331,00 e para Tecnólogo o valor é de R$ 225,00.
Promoção do CFA: Quitou anuidade do CRA. Garantiu 1 ano de RBA
Prorrogado prazo de aprovação dos trabalhos
A pedido da Comissão Cientifica o prazo para comunicação da Aprovação dos trabalhos foi prorrogada até o dia 27/11/2014 impreterivelmente, X Congresso Mundial de Administração.
Comitê Gestor Nacional reúne-se em Porto Alegre
Na última sexta-feira, ocorreu na sede do CRA-RS a reunião do Comitê Gestor Nacional do X Congresso Mundial de Administração. Estiveram presentes o conselheiro federal do CRA-RS Adm. Valter Lemos; o Adm. Rogério Bohn, Adm. Ruy Pedro Baratz; o presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira; o conselheiro federal do CRA-MG, Adm. Gilmar de Almeida; o conselheiro do CRA-RJ Adm. Wallace de Souza Vieira; o superintendente do CRA-RJ, Adm. Leonardo Fuerth. O vice-presidente Institucional, Adm. Vinícius Seibel Hummes representou a presidente da autarquia, Adm. Cláudia Stadtlober.
Confira os destaques da promoção do X Congresso Mundial da Administração
O Congresso Mundial da Administração, organizado pelo CRA-RS, já está com a data marcada e com a programação definida. O evento ocorrerá de 17 a 26 de janeiro de 2015, com o tema "Contextualizando a Administração na Ibero-América: Tendências no segmento público, privado e de ensino".
Dentre os destaques da programação estão os paineis Administração e mobilidade urbana nas metrópoles e Enfrentamento de crises: emprego e recessão, que acontecerão na Universidade Fernando Pessoa, em Porto (Portugal), e o Seminário Cenários Econômicos: Brasil e Espanha, que será realizado na Universidade Santiago de Compostela, na cidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Mais informações e inscrições acesse www.mundialdeadministracao.com.br.
Troca de Cartões discutiu a gestão da mudança
Esta edição teve como convidado o consultor Ângelo Pastro, que abortou o tema Os segredos da gestão da mudança. Pastro falou sobre os 3 fatores necessários para o processo de mudança, que são: a informação ou educação; o treinamento e a ação. O processo de mudança não acontece sem um destes três fatores, ressaltou o palestrante. Para ele, deve se considerar o tempo e a dificuldade, para atingir o conhecimento, as atitudes, o comportamento individual e o conhecimento coletivo.
O vice-presidente da CJA, Adm. Luiz Klippert deu início à ação de troca de cartões entre os presentes. O Troca de Cartões retorna em março de 2015.
Associação dos Administradores do RS realiza Painel Profissional
Na noite da última segunda-feira, ocorreu na sede do CRA-RS a primeira edição do Painel Profissional ADM em Ação, realizado pela Associação dos Administradores do RS (ADM-RS). Na ocasião, palestraram Beatriz Benezra e o Administrador e conselheiro federal do CRA-RS Valter Lemos.
Beatriz abordou o tema Conhecimento gerando valor para as Organizações e ressaltou que a atual era do conhecimento vem trazendo mudanças significativas para as instituições. A consultora destacou os desafios que as organizações enfrentam, como melhorar o desempenho, aumentara produtividade, ser excelente, inovar, reter talentos, entre outros. Para ela, o processo de geração de conhecimento gera a melhoria contínua, resultando na excelência profissional.
Na sequência, o Adm. Valter Lemos apresentou as tendências do mercado de trabalho do Administrador. Lemos falou sobre as formas de atuação profissional e os campos de atuação, com destaque para áreas promissoras: auditor de gestão, árbitro em processos de arbitragem , perito judicial e extra judicial, responsável técnico por empresas prestadoras de serviços para terceiros e empreendedor inovador.
Estiveram presentes a presidente da ADM-RS, Adm. Lourdes Ritt; os conselheiros do CRA-RS, Admnistradores Izabel Bolzan e Cassiano Lahm; demais membros da ADM-RS e acadêmicos da Faculdade São Marcos.
3º SEMAAT discutiu a administração tributária municipal
Crédito Kiko Coelho - Kad Comunicação
Nos dias 20 e 21 de novembro, a Associação dos Agentes Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (AIAMU) realizou a terceira edição do Seminário AIAMU de Administração Tributária Municipal (SEMAAT). O presidente da AIAMU e vice-presidente de Fiscalização e Registro do CRA-RS, Adm. César Marques Sarmento recebeu o vice-presidente Institucional da autarquia, Adm. Vinícius Seibel Hummes e o conselheiro Adm. José Freitas.
Nesta edição, a conferência de abertura abordou os royalties do petróleo e a distribuição entre os municípios, tendo Ibsen Pinheiro como conferencista. Nos dois dias do evento, foram abordados, por renomados palestrantes, os seguintes temas: Os desafios e projetos da FENAFIM - Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais; Tributação pelo IPTU: geoinformação e atualização cadastral; A análise das contas dos municípios e a Resolução n.º 1.009/2014, dívida ativa, controle interno, gestão fiscal; A atuação do Ministério Público de Contas em relação às administrações municipais na área tributária; A fiscalização do Simples Nacional - SEFISC E AINF; Capacidade de colaboração: justificação e medida das obrigações acessórias e de terceiros; e Os tributos municipais e a norma constitucional de vedação de tributos com efeito de confisco.
CRA-RS apoia evento na Escola do Legislativo da ALRS
A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) promoveu, na tarde da última quinta-feira (20), a apresentação dos cases "Implantação de Metodologia de Gestão por Processos no Ministério Público do RS" e "Aspectos Culturais na Implantação de um Novo Modelo de Gestão: o caso da Prefeitura de Porto Alegre". O evento ocorreu no Espaço de Convergência Adão Pretto, no térreo do Palácio Farroupilha, e teve apoio da Câmara de Gestão Pública CRA-RS.
O Adm. Luiz Afonso Alencastre Escosteguy, coordenador da Unidade de Gestão de Processos do MPRS, fez uma explanação sobre as etapas de implantação da gestão por processos, que foi implementada com o objetivo de garantir o atendimento das demandas crescentes no MPRS. Primeiramente, explicou que a sustentabilidade na gestão pública ocorre quando há efetividade na entrega dos serviços e bens à sociedade, com quantidade e qualidade correspondentes ao repasse na forma de tributos.
Escosteguy esclareceu que a primeira etapa ocorreu com a realização de um mapeamento, a partir da contratação de consultoria. Em seguida, foi apresentado um redesenho e feita a padronização de processos. A implantação incluiu capacitação dos servidores. Ainda foi criada certificação a partir da avaliação dos resultados. A melhora contínua é garantida com uso de sistema eletrônico, acrescentou.
Prefeitura
O case "Aspectos Culturais na Implantação de um Novo Modelo de Gestão: o caso da Prefeitura de Porto Alegre" foi apresentado pelo mestre administrador Júlio César Lopes Abrantes, servidor da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento (SMPEO da Prefeitura). Ele falou das várias etapas desenvolvidas pelo modelo de gestão, iniciado em 2005, pelo qual mais de 1,2 mil projetos com vínculo orçamentário são acompanhados por servidores da administração. Entre as premissas desse modelo está o reconhecimento de lideranças e a atuação transversal dos órgãos. São avaliados 13 programas estratégicos da prefeitura e há reconhecimento aos melhores desempenhos, por meio de prêmios.
A abertura foi realizada pela diretora da Escola do Legislativo da ALRS, Sandra Maria de Jesus Reis, junto do diretor do Departamento de Patrimônio, Compras e Contratos da ALRS e membro da Câmara de Gestão Pública- CRA-RS, Adm. Márcio Almeida Espíndola. Já a Presidência da Câmara foi representada pelo Adm. Paulo Ricardo Braga Ferreira.
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do RS
Projeto São Judas nas Quintas encerra as atividades de 2014
O professor de Administração David Iasnogrodski encerrou na última quinta-feira (20) o segundo ano de atividades do projeto São Judas nas Quintas. Foi com uma palestra sobre Mediação e Arbitragem proferida pelo advogado Cristiano Colombo.
O projeto, liderado por Iasnogrodski caracteriza-se por levar profissionais para discorrer sobre assuntos de interesse dos alunos das Faculdades Integradas São Judas Tadeu. A presidente do CRA-RS, Adm. Cláudia Stadtlober, participou de uma das edições do São Judas nas Quintas, abordando o tema Orgulho de ser profissional.
Segundo Iasnogrodski, este ano o São Judas nas Quintas foi assistido por 47 turmas, ou 1.920 alunos, números superiores aos de 2013 (45 turmas, ou 1.850 alunos), primeiro ano do projeto. Como bom administrador, ele já tem pronto o planejamento do projeto para o terceiro ano de atividade, em 2015.
Na quinta-feira, Colombo falou sobre as características, o funcionamento e as vantagens da Mediação e da Arbitragem, para cerca de 300 alunos no auditório Elisa Verinha Romak Alves. O advogado explicou que ambas são boas opções para aliviar a carga de trabalho e o congestionamento de processos no Judiciário.
Ele disse que na mediação as partes são empodeiradas e chegam elas próprias a uma solução para o conflito. O mediador limita-se a ouvi-las. Na arbitragem, ao contrário, solução não é construída pelas partes e sim por um juiz, que pode ser uma pessoa ou uma instituição. Uma das vantagens é que uma sentença arbitral sai em seis meses, pouco tempo comparado à média dos processos judiciais.
Fonte: São Judas Tadeu
CRA-RS presente no XXIII ENBRA
Entre os dias 28 e 31 de outubro, aconteceu em Fortaleza a vigésima terceira edição do Encontro Brasileiro de Administração (ENBRA). Estiveram presentes o vice-presidente Financeiro do CRA-RS, Adm. Sérgio José Rauber; o vice-presidente de Fiscalização e Registros, Adm. Cesar Marques Sarmento e o Adm. Ruy Pedro Baratz Ribeiro. Esta edição teve como tema a Gestão da Inovação tecnológica.
CRA-RS realiza palestra na zona sul do Estado
Nesta quarta-feira (26), o Adm. Volnei Alves Corrêa estará presente na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, para debater com acadêmicos sobre as atribuições do tecnólogo em Gestão Ambiental. Também na quarta, à noite, estará debatendo com alunos do campi da UFPel em Pinheiro Machado.
Já na quinta-feira (27), o Administrador palestrará sobre Gestão da Inovação nas Organizações, aos estudantes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
MBA em Gestão Empresarial da IMED tem desconto a Administradores
A Faculdade IMED, de Passo Fundo está com inscrições abertas para seu curso MBA em Gestão Empresarial. As aulas têm início em abril de 2015. Administradores têm desconto.
Para mais informações, acesse o site ou entre em contato pelo telefone (54) 30459084.
Administradores têm benefícios em pós-graduação da Unisinos
Estão abertas as inscrições dos cursos de pós-graduação MBAs, MBEs, especializações e pós-MBAs da Unisinos, para turmas em 2015. Administradores têm 10% de desconto. Para mais informações entre em contato pelo telefone (51) 35911200 ramal 4018.