Montadoras na Argentina se mobilizam no combate ao coronavírus

Adefa elenca ações das associadas no apoio a profissionais de saúde e autoridades

Por REDAÇÃO AB
  • 31/03/2020 - 16:44
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura

    As fabricantes de veículos na Argentina reunidas pela Adefa adotaram uma série de medidas para ajudar e atender ativamente às necessidades do setor de saúde e autoridades do país diante da pandemia do novo coronavírus.


    Entre as medidas, as montadoras estão abrindo suas linhas de produção para apoiar os fabricantes de respiradores artificiais, incluindo o fornecimento de componentes e peças para elevar a capacidade produtiva. Ao mesmo tempo, suas equipes de engenharia de processo auxiliam como forma de aprimorar a produção desses equipamentos e suprimentos médicos.

    As empresas também estão fazendo doações de materiais e insumos para as equipes médicas que estão na linha de frente no combate à Covid-19, como máscaras e outras vestimentas de uso hospitalar.

    Outra medida é o empréstimo de geradores para hospitais, inclusive os hospitais de campanha, juntamente com a guarda técnica correspondente para garantir o correto funcionamento do equipamento.

    O país também recebeu por parte das empresas automotivas o empréstimo de uma frota de 100 veículos para uso dos hospitais no transporte de voluntários e suprimentos médicos, movimentos humanitários, agências oficiais e ONGs que trabalham com grupos de pessoas mais necessitadas.

    As lideranças do setor estão conversando com as diferentes autoridades em âmbitos municipal, estadual (provincial) e federal para analisar em quais outras medidas e iniciativas a indústria automotiva pode colaborar. Atualmente, a Adefa conta com 12 membros: FCA Fiat Chrysler, Ford, General Motors, Honda, Iveco, Mercedes-Benz, Nissan, PSA Peugeot Citroën, Renault, Scania, Toyota e Volkswagen.

    “Em situações extraordinárias como a que estamos enfrentando em todo o mundo e particularmente em nosso país, a colaboração e a contribuição de todos os atores da sociedade são essenciais. Por esse motivo, as empresas automotivas querem oferecer ajuda e é por isso que cada uma das companhias disponibilizou uma bateria de medidas, materiais e know-how para fazer uma diferença real para aqueles que estão na linha de frente para combater essa crise sanitária”, destacou o presidente de Adefa, Gabriel López.