Toyota libera quase 24 mil patentes para híbridos e elétricos

As patentes livres de royalties se encontram especialmente em modelos híbridos elétricos (HEV)

Por REDAÇÃO AB
  • 08/04/2019 - 17:46
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
  • um minuto de leitura
    A Toyota concederá licenças isentas de royalties sobre 23.740 mil patentes (incluindo algumas aplicações pendentes) de tecnologias relacionadas à eletrificação de veículos. Essas patentes foram obtidas ao longo de mais de 20 anos de desenvolvimento de veículos eletrificados. O período de concessão já está vigente e vai até o fim de 2030. Os contratos para as concessões podem ser emitidos por contato com a Toyota e pela discussão de termos e condições específicas de licenciamento.

    A Toyota também fornecerá suporte técnico mediante taxas para outros fabricantes que estejam desenvolvendo e vendendo veículos eletrificados, quando estes usarem motores, baterias, PCUs, ECUs de controle e outras tecnologias de sistemas de eletrificação de veículos da Toyota como parte de seus sistemas de transmissão.

    "Com base no grande volume de contatos que recebemos sobre nossos sistemas de eletrificação, acreditamos que agora é a hora da cooperação", afirma Shigeki Terashi, membro do conselho e vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation. "Caso o número de veículos eletrificados acelere significativamente nos próximos dez anos, eles se tornarão padrão. Esperamos participar apoiando esse processo”, ressalta Terashi.

    As patentes livres de royalties são tecnologias encontradas em veículos eletrificados, especialmente em modelos híbridos elétricos (HEV) que ajudaram a Toyota a obter um desempenho melhor, um tamanho reduzido e uma redução de custos. As patentes incluídas são de peças e sistemas, como motores elétricos, unidades de controle de potência (PCUs) e controles de sistema.

    Elas podem ser aplicadas no desenvolvimento de vários tipos de veículos eletrificados, incluindo híbridos elétricos (HEVs), híbridos elétricos plug-in (PHEV) e veículos elétricos movidos a células de combustível (FCEV).

    OUTRAS PATENTES JÁ LIBERADAS


    A Toyota já oferece 5.680 patentes relacionadas aos seus veículos elétricos movidos a células de combustível (FCEV) desde janeiro de 2015. Agora ela inclui 2.590 outras patentes relacionadas a motores elétricos, 2.020 patentes referentes a PCUs, 7.550 patentes ligadas a controles do sistema, 1.320 patentes de transeixo de motores, 2.200 patentes de carregador e 2.380 patentes de célula de combustível (o que eleva a 8.060 o número total de patentes relacionadas a essa tecnologia).

    Quanto ao suporte técnico mediante taxas a ser oferecido pela Toyota, a orientação da montadora incluirá, por exemplo, ajudar outras fabricantes a atingir um nível elevado de desempenho do produto em eficiência de combustível e produção. O contato com a montadora japonesa para obtenção de patentes deve ser feito pelo site https://global.toyota/en/mobility/case/patents2030.html.