No Fórum AB Diversidade, empresas assinam princípios da ONU Mulheres

Cinco organizações do segmento automotivo se comprometeram com os WEPs, que fomentam a equidade de gênero

Por NATÁLIA SCARABOTTO, PARA AB
  • 26/11/2020 - 17:56
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura

    Cinco empresas do setor automotivo assinaram os WEPs (Princípios de Empoderamento da Mulher) da ONU Mulheres durante o III Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo, promovido por Automotive Business. O evento aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro, on-line.

    Firmaram o compromisso com a equidade de gênero empresas de diversos segmentos do setor: SAE Brasil, Meritor, Reachr, Discover, Shainin. As novas adesões aos WEPs são efeito positivo do trabalho da Rede AB Diversidade, criada em 2019 por Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria com o propósito de agregar, apoiar e catalisar atores e ações que promovam a diversidade e a inclusão no setor automotivo.

    Antes destas empresas, a Rede influenciou outras 16 organizações a assinarem o compromisso da ONU, por meio de mediação direta ou inspirando lideranças em eventos e discussões sobre o tema. No mundo há 71 empresas do segmento automotivo signatárias dos WEPS, sendo 32 no Brasil.

    “Os Princípios de Empoderamento da Mulher representam uma poderosa forma para a mudança, orientando as empresas sobre como promover a igualdade de gênero e empoderamento feminino no mercado de trabalho”, disse a representante da ONU Mulheres no Brasil, Anastasia Divinskaya, em vídeo gravado para o evento.



    Ela ressaltou ainda a importância de empresas do setor automotivo firmarem o compromisso. “Sabemos que muitas lideranças do setor no Brasil ainda não estão com a gente nos WEPs, ainda que estejam fazendo as suas próprias jornadas de endereçar uma indústria mais igualitária.”

    QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DE EMPODERAMENTO DA MULHER?



    A assinatura dos WEPS prevê o compromisso das empresas privadas com sete princípios:

    1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero;
    2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação;
    3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
    4. Promover a educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
    5. Apoiar o empreendedorismo feminino e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
    6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
    7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da equidade de gênero.