Vendas globais da Renault recuam 3,4% em 2019

Desempenho é prejudicado por queda na Argentina e Turquia enquanto Brasil registra o maior índice de crescimento

Por REDAÇÃO AB
  • 17/01/2020 - 17:47
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura

    O Grupo Renault registrou queda de 3,4% nas vendas globais de 2019 ao emplacar 3,75 milhões de unidades. Em balanço divulgado na sexta-feira, 17, a companhia informa que o desempenho anual foi prejudicado por forte queda dos negócios na Argentina e Turquia, além do impacto com o fim das vendas no Irã.

    Por outro lado, a empresa registrou seu maior índice de crescimento no Brasil, onde as vendas avançaram 11,3%, para 239,2 mil unidades, volume que garantiu à marca um novo recorde de participação de mercado em 9% graças ao bom desempenho do Kwid. Por aqui, a Renault subiu para o quarto lugar no ranking de vendas ao mesmo tempo em que o mercado brasileiro encerrou 2019 como o quarto mais importante para o grupo em todo o mundo.

    15 principais mercados do Grupo Renault em 2019:


    Na Europa, as entregas do grupo tiveram ligeira alta de 1,3% em um mercado que obteve ligeira alta de 1,2%. Por lá, a empresa destaca o desempenho do segmento de utilitários que cresceu 3,6% ajudando a obter avanço global de 0,7% e recorde no volume de vendas mundiais. Sua marca Dacia registrou o sétimo ano consecutivo de recorde de vendas com 564,8 mil unidades emplacadas na região, aumento de 10,4% graças às performances de Duster e Sandero.

    Com quase 30% de participação de mercado, o grupo comemora o aumento das vendas na Rússia em 2,3% em um mercado em queda de 2,6%. A marca Lada, que pertence ao grupo, obteve leve avanço de 0,6% com 362,3 mil veículos, enquanto a marca Renault emplacou 144,9 mil, incremento de 5,8%.

    Já na Índia, a Renault reporta ser a única marca que avançou no mercado de veículos de passeio em 2019: suas vendas aumentaram 7,9% em um mercado em queda de 11,3%. A participação de mercado atingiu 2,5%, em alta de 0,45 ponto em relação a 2018.

    ELÉTRICOS


    No mercado de veículos elétricos, as vendas do grupo aumentaram 23,5% para um total de 62,4 mil unidades entregues em todo o mundo. No segmento de utilitários elétricos, a companhia destaca o resultado do Kangoo Z.E. cujo crescimento anual foi de 19,2%, para 10,3 mil unidades.

    Na China, o Renault City K-ZE lançado em novembro passado registrou a venda de mais de 2,6 mil unidades.

    Para 2020, o grupo planeja uma nova ofensiva de elétricos a partir do lançamento do novo Twingo Z.E., além da chegada da nova linha E-Tech, de veículos híbridos e híbridos plug-in.