Rede AB Diversidade discute inclusão de diferentes grupos em empresas automotivas

Cerca de 30 empresas integram a Rede AB Diversidade. A iniciativa tem ainda apoio da ONU Mulheres, do MM360, VDI, Goldenberg Consultoria, Anfavea e Sindipeças

Por NATÁLIA SCARABOTTO, PARA AB
  • 27/03/2019 - 09:44
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
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    Quando empresas assumem o desafio de tornar o seu quadro de colaboradores mais plural, de se engajar na busca por diversidade, o resultado é o impacto positivo nas receitas, no potencial de inovação e na sociedade, conforme apontam estudos de uma série de consultorias, como a MacKinsey. A fim de fomentar esse caminho dentro do setor automotivo, Automotive Business promoveu o primeiro encontro da Rede AB Diversidade, iniciativa inédita que cria um campo neutro de troca entre as organizações da indústria que busca construir novas soluções nesta área. Líderes das quase 30 empresas-membro da Rede se reuniram na segunda-feira, 25, para discutir o tema. O projeto contará com encontros mensais até novembro.

    O projeto surgiu após os resultados da pesquisa Presença Feminina no Setor Automotivo, realizada pela Automotive Business e divulgada em 2018, apontarem que o perfil de empresas do segmento ainda é majoritariamente masculino e homogêneo, contrastando com a demanda cada vez mais forte da sociedade brasileira e global por diversidade e inclusão. A partir do levantamento, ficou clara a oportunidade de expandir o tema para além das questões de gênero, colocando em pauta também a necessidade de buscar diversidade racial, de orientação sexual, gerações, classe social e inclusão de pessoas com deficiência (PCD).

    COLABORAÇÃO EM BUSCA DE NEGÓCIOS MAIS SUSTENTÁVEIS


    Durante a abertura do evento que inaugura a temporada de trabalho da Rede AB Diversidade, a diretora executiva da Automotive Business, Paula Braga, destacou os objetivos do projeto e o seu caráter colaborativo. “Quando realizamos a pesquisa Presença Feminina no Setor Automotivo levantamos um desafio desta indústria, que era criar igualdade de oportunidades. Percebemos que era necessário dar continuidade ao tema e convidar todos os líderes, sem restringir por grupos, para construir soluções”, diz. E continua:

    “O plano é integrar os profissionais com suas diferentes visões para desenhar ações capazes de transformar o setor. É uma oportunidade para inspirarmos essa mudança.”

    O ciclo de palestras trouxe profissionais de organizações referências no assunto, proporcionando aos líderes que participaram do encontro um panorama sobre a diversidade no setor automotivo brasileiro, meios de fomentar a presença de grupos diferentes no quadro de colaboradores e cases de sucesso de outros setores da economia.

    Os participantes foram encorajados a refletir sobre os impactos positivos da inclusão de mulheres, negros, homossexuais, deficientes e de diferentes gerações nas organizações. Esses reflexos são notados, por exemplo, no aumento da produtividade, a partir da criação de um ambiente de trabalho mais satisfatório e acolhedor para o colaborador; na oportunidade de inovação em projetos como reflexo de pensamentos diversos e no posicionamento da marca perante os consumidores, variáveis que podem contribuir para os ganhos financeiros da empresa.

    As lideranças também tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecimento durante uma sessão de cocriação que consistiu em pensar, na prática, como implementar a diversidade dentro do setor automotivo, avaliando necessidades, oportunidades, desafios e outras importantes variáveis para o sucesso da iniciativa.

    A Rede AB Diversidade é uma rede privativa de fomento à diversidade, especializada nas características e necessidades de inovação e engajamento do setor automotivo, criada e coordenada por Automotive Business e pela MHD Consultoria com o apoio da ONU Mulheres, MM360, VDI, Sindipeças, Anfavea, EY e Goldenberg Consultoria.