Daimler e Volvo vão desenvolver e produzir células de combustível para pesados

Daimler e Volvo terão veículos comerciais com células de combustível na segunda metade da década

Por REDAÇÃO AB
  • 22/04/2020 - 18:55
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
  • um minuto de leitura

    A fabricantes Daimler e Volvo vão desenvolver e produzir células de combustível para veículos comerciais pesados e outras aplicações. A Daimler vai concentrar suas atividades atuais dessa tecnologia em uma joint venture. E o Grupo Volvo irá adquirir 50% desta joint por cerca de € 600 milhões.

    A meta é que ambas produzam em série veículos pesados movidos a células de combustível na segunda metade da década. Outros usos da tecnologia também estão previstos, inclusive fora do segmento automotivo. A joint venture incluirá operações em Nabern, na Alemanha. Haverá instalações de produção na Alemanha e no Canadá.

    “Essa iniciativa conjunta com o Grupo Volvo é um marco de progresso para viabilizar a chegada de nossos caminhões e ônibus movidos por essa tecnologia nas estradas”, diz Martin Daum, presidente do conselho de administração da Daimler Truck AG e membro do conselho de administração da Daimler AG.



    Apesar da parceria, a Daimler recorda que as duas companhias permanecem concorrentes nas outras áreas de negócios. Daimler e Volvo compartilham a visão Green Deal (Acordo Verde), cujas soluções de transporte pretendem eliminar as emissões de carbono até 2050.

    Uma célula de combustível converte a energia química do hidrogênio e oxigênio (do ar) em eletricidade. Essa energia alimenta os motores elétricos que impulsionam o veículo. O processo não gera emissão de poluentes. Recentemente, Toyota e Hino anunciaram o desenvolvimento de um caminhão com essa tecnologia.