Hyundai entra no time das 5 marcas automotivas mais valiosas do mundo

Toyota e Mercedes-Benz continuam liderando o ranking do setor, aponta Interbrand

Por REDAÇÃO AB
  • 20/10/2020 - 20:52
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
  • um minuto de leitura

    A Hyundai entrou para o seleto time das cinco marcas automotivas mais valiosas do mundo, segundo a edição 2020 do ranking anual Interbrand. A empresa sul-coreana aparece entre a top 5 com valor estimado em US$ 14,2 bilhões, valor 1% acima do avaliado em 2019, quando a marca ocupou a sexta posição no ranking automotivo. É a única marca entre as 15 automotivas listadas pela Interbrand que registrou aumento no seu valor de mercado. Na lista geral, que traz as 100 marcas mais valiosas do mundo, a Hyundai figura na 36ª posição, a mesma do ano passado.


    A Hyundai está listada entre as 40 maiores empresas globais da Interbrand há seis anos consecutivos. Desde 2005, quando entrou no ranking das 100 mais valiosas, permaneceu na lista por 15 anos consecutivos.

    “O aumento do valor da marca Hyundai pode ser atribuído à sua expansão substancial de negócios de mobilidade futura e investimentos contínuos em sua marca, como o anúncio de sua marca de veículos elétricos Ioniq”, disse Mike Rocha, diretor global de avaliação da Interbrand. “Valorizamos positivamente a abordagem ativa e proativa da empresa para as mudanças do mercado como uma marca sustentável, abrangendo sua expansão de canais de vendas on-line, resposta rápida às atividades de contribuição social e aumento real nas vendas de veículos elétricos a bateria e a célula de combustível”, completou.

    Entre as 100 marcas mais valiosas da lista Interbrand, 15 são automotivas (veja lista completa abaixo). A Toyota continua liderando o ranking, com valor de US$ 51,5 bilhões, mas com queda de 8% em relação ao ano passado. A vice-líder Mercedes-Benz também manteve posição ao mesmo tempo em que seu valor de mercado caiu 3%, para US$ 49,2 bilhões.

    Ainda entre as cinco marcas automotivas mais valiosas, BMW e Honda ocupam terceiro e quarto lugares, respectivamente, sem mudanças com relação ao ano passado, embora o valor de ambas tenha caído 4% e 11%.

    A grande novidade da edição deste ano entre as marcas automotivas é a Tesla, que pela primeira vez é listada pela Interbrand. Com valor estimado em US$ 12,7 bilhões, a marca norte-americana presidida por Elon Musk já chega como a sexta marca mais valiosa da indústria automotiva atual, à frente de pioneiras como Ford, Audi, Volkswagen, Porsche e Ferrari.