InstaCarro quer dobrar volume para 20 mil usados negociados este ano

Luca Cafici, CEO da InstaCarro: plataforma de intermediação entre vendedor e lojas de usados

Por PEDRO KUTNEY, AB
  • 11/03/2020 - 18:40
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
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    Com a interessante fórmula “C2B” de oferecer ao vendedor de um carro a possibilidade de negociar rapidamente seu bem usado com uma rede de quase 3 mil revendas via leilão on-line, a InstaCarro vem aumentando em progressão geométrica os volumes de negócios. No ano passado a plataforma intermediou a venda de 10 mil veículos e em 2020 a expectativa é dobrar o número para 20 mil, segundo projeta Luca Cafici, CEO da startup fundada por ele em 2015, que desde então já recebeu R$ 100 milhões de fundos de investimentos.

    A acelerada expansão dos negócios virá da ampliação orgânica do raio de ação da InstaCarro, que hoje concentrada seu atendimento a vendedores de carros localizados no Estado de São Paulo. Este ano a cobertura da plataforma irá atingir mais estados, possivelmente Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde deverão ser treinados novos avaliadores e instalados novos pontos de avaliação. Cafici informa que o processo “ainda está em estudo” mas vai acontecer este ano, para apoiar o rápido crescimento da plataforma.

    Outra ação para ampliar a rede de captação de carros é a instalação de contêineres da InstaCarro em estacionamentos de supermercados e shopping center. Já estão em atividade sete lojas-container localizadas em pontos de grande fluxo de veículos em São Paulo, São Caetano, São Bernardo e Osasco. Cada ponto tem um consultor e dois profissionais para vistoria do veículo que poderá ser colocado à venda on-line. O plano, conta Cafici, é colocar em operação cerca de 20 contêineres até o fim do ano.

    VENDA RÁPIDA



    “Nossa proposta C2B facilita a vida de quem quer ou precisa vender um carro usado rápido, sem complicações e pela melhor oferta, ao mesmo tempo em que criamos estoque diversificado e confiável de veículos para as revendas”, explica Luca Cafici.



    O InstaCarro não vende carros ao consumidor final, só faz avaliações e coloca o bem à venda em um leilão on-line dirigido exclusivamente a revendas de automóveis. Embora a cotação de um bem usado por um revendedor nunca seja a mais alta, pois o intermediário também precisa ficar com sua parte, a plataforma criada por Cafici ganha o freguês pela comodidade e rapidez. “Ficamos em um meio termo, um pouco abaixo do preço negociado entre particulares, mas acima do praticado em uma concessionária”, aponta.

    Funciona assim: o vendedor do usado entra em contato com a InstaCarro, que fará uma avaliação física de 150 a 180 itens (o proprietário pode levar o veículo até um ponto ou receber o avaliador treinado em casa, sem nenhum custo em ambos os casos); depois o bem é colocado em um leilão on-line e as propostas das revendas começam a chegar imediatamente; se aceitar alguma o carro é vendido e o dinheiro recebido em questão de poucas horas, sem nenhum contato físico com o comprador.

    “O vendedor não precisa fazer nada além de avaliar o carro e aceitar alguma proposta. Todo o resto nós fazemos: depositamos o valor combinado, retiramos o carro, providenciamos a transferência e o envio à revenda compradora”, diz Cafici. Ele destaca que esse processo custa perto de R$ 350, mas nada é cobrado de quem vende, todo o acerto de contas, inclusive a comissão pela intermediação do negócio, é feito entre a InstaCarro e os lojistas.

    Segundo números da InstaCarro, 50% dos usuários da plataforma querem vender seu carro rápido para comprar outro, enquanto 33% precisam vender o bem por necessidade de fazer dinheiro rapidamente, os 20% restantes têm motivos diversos, o que inclui não querer mais ter um automóvel próprio.

    FINANCIAMENTO



    Uma das ações previstas para apoiar o crescimento da plataforma será a oferta de crédito aos clientes revendedores da InstaCarros. “Hoje o prazo de pagamento é de apenas três dias, é o tempo que leva para comprarmos o veículo do vendedor, retirar, entregar e receber da revenda. Se pudermos oferecer financiamento ao lojista ele poderia fazer mais negócios, que às vezes ficam limitados pela indisponibilidade de caixa”, explica Cafici.

    O empreendedor argentino conta que algumas revendas já têm compradores dedicados a acompanhar os leilões on-line promovidos diariamente entre 9h e 18h pela InstaCarro, para não perder as melhores ofertas que surgem.