Supermercado no Rio de Janeiro — Foto: Pilar Olivares/Reuters

A confiança do consumidor recuou 2,9 pontos em maio na comparação com abril, passando de 89,5 para 86,6 pontos, divulgou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (23). Trata-se do 4º mês seguido de queda.

Com mais um recuo, o índice acumula perda de 10 pontos em 4 meses e segue no menor nível desde outubro de 2018 (85,4 pontos).

“Entre fevereiro e abril, a queda da confiança havia sido mais associada à frustração de expectativas com o ritmo de recuperação econômica e seus reflexos na evolução do emprego e da situação financeira familiar. O resultado de maio mostra um aumento expressivo da insatisfação dos consumidores com a situação atual, principalmente entre famílias de menor poder aquisitivo. Uma alteração deste quadro parece estar condicionada à redução dos elevados níveis de incerteza política e econômica observados hoje no país”, afirma Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens.

Segundo a FGV, a queda da confiança em maio ocorreu em todas as classes de renda, tendo sido mais forte nos extremos. Nas famílias com renda até R$ 2,1 mil mensais caiu 6,2 pontos no mês, influenciada por uma redução da satisfação em relação ao momento atual. Já nas famílias com renda acima de R$ 9,6 mil mensais, houve redução de 6,9 pontos no mês, influenciada por uma piora das expectativas.

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