Hyundai quer lançar híbrido em 2020

O híbrido Hyundai Ionic: provável lançamento no Brasil em 2020

Por PEDRO KUTNEY, AB | De Comandatuba (BA)
  • 17/09/2019 - 19:55
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura
    A Hyundai pretende lançar um modelo híbrido elétrico no Brasil em 2020. A informação foi confirmada por Eduardo Jin, presidente da fabricante no para América do Sul e Central. O carro provavelmente é o Ionic, que foi apresentado pela marca em seu estande do último Salão de São Paulo, em novembro de 2018, e já foi flagrado rodando em testes por ruas brasileiras.

    Segundo Jin, o carro virá da Coreia e a importação deverá ser feita pelo Grupo Caoa, que tem contrato de exclusividade para importar carros da marca no mercado brasileiro.

    Outra grande possibilidade é que o modelo vendido aqui poderá ter motor bicombustível etanol-gasolina, assim como fez a Toyota ao lançar este mês a nova geração do Corolla como motorização híbrida flex, o primeiro do gênero do mundo. “Já produzimos na Coreia os motores flex que usamos nos Hyundai HB20 e Creta produzidos em Piracicaba (SP), portanto podemos aproveitar esse conhecimento”, disse Jin. A Caoa também importa da Coreia propulsores bicombustível que usa em alguns dos Hyundai que vende no País, como o ix35 montado pelo grupo em Anápolis (GO).

    Desde o ano passado ficou mais atraente importar híbridos e elétricos para o Brasil e mais ainda se usarem motores a combustão flex. Isso porque o imposto de importação deste tipo de veículo foi reduzido de 35% para 0%, 2%, 4%, 5% ou 7%, dependendo da eficiência energética. Se tiver motor flex, ainda pode obter desconto de três pontos porcentuais do IPI, segundo dispositivo aprovado ano passado no Rota 2030. Portanto, parece ser vantajoso a Hyundai aproveitar o desconto tributário.