A primeira edição do MASP Professores de 2020, intitulada Dança como prática de educação, inicia a programação de formação de público do ciclo de Histórias da dança, eixo temático que será abordado ao longo deste ano pela programação do museu. Neste encontro, serão apresentadas diferentes perspectivas de ensino de dança e a potência desse debate para práticas de educação formal e não formal. Na parte da manhã, serão compartilhadas diferentes atuações de educadoras da dança em instâncias públicas e privadas, que lidam com uma ampla diversidade de corpos. Já a conferência da tarde abordará temas relacionados ao ensino da capoeira como espaço de transmissão de saberes e valores afro-brasileiros. Espera-se que as discussões apontem horizontes possíveis para a abordagem de temas relacionados à transmissão de conhecimentos através da dança, do corpo, do movimento e da gestualidade.
Cronograma do encontro:
10h - 12h30: palestras matinais
12h30 - 14h: horário de almoço
14h - 15h45: conferência
15h45 - 16h15: café e confraternização
16h15 - 18h: horário de livre visitação das exposições.
*Todxs os participantes terão entrada gratuita para visitar as exposições do museu até o final do dia.
Público: professorxs, educadorxs e interessados em geral.
Atividade gratuita
Palestras matinais: Gal Martins, Susana Yamauchi com mediação de Silvia Lopes
Conferência: Mestre Pinguim, com mediação de Allan da Rosa.
10h - 12h30
Poéticas do Corpo Marginal - A Indignação como potência de criação
A palestra propõe pensar o processo de diálogo entre o corpo negro e marginal e os espaços simbólicos que ele ocupa no que diz respeito às suas potências, anseios e indignações. Trata-se de um reflexão a cerca dos processos de disputas de imaginários e descolonização do corpo e como essas intersecções afetam e potencializam processos de criação em dança, sejam eles coletivos ou individuais. Essa abordagem não se trata de uma ação segregadora e sim de uma “desobediência” que se fundamenta na resistência que preserva esses corpos vivos e os engajam no processo radical de transformação pessoal e social.
Gal Martins é artista da dança, atriz, arte educadora, gestora cultural e cientista social.
Fluxos de Ensino e Aprendizagem em Dança
A partir das experiências de gestão e coordenação artístico-pedagógica em instituições públicas como Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, Projeto Núcleo Luz e Fábricas de Cultura, este encontro em formato de palestra propõe criar campos de troca e reflexão acerca dos desafios de processos pedagógicos e fundamentação artística.
Por Susana Yamauchi bailarina, coreógrafa e professora.
Mediação de Silvia Lopes pesquisadora de educação corporal.
14h - 15h45
Capoeira e pedagoginga: uma conversa sobre educação no contexto das culturas afro-brasileiras.
Nessa conferência em formato de conversa, Luiz Antônio Nascimento Cardoso, o Mestre Pinguim, discutirá a capoeira como um espaço não formal da educação em que saberes e manifestações da cultura afro-brasileira perduram nos corpos, na gestualidade e na música como uma forma de resistência.
Por Mestre Pinguim, contramestre do Grupo Guerreiros de Senzala e diretor artístico do Núcleo de Artes Afro-Brasileiras da USP.
Mediação de Allan da Rosa, autor de Pedagoginga, historiador, mestre e doutorando na Faculdade de Educação da USP.