Produção de veículos recua 35% na Argentina

Queda ainda é reflexo de baixa de demanda do mercado interno e das exportações

Por REDAÇÃO AB
  • 04/10/2019 - 20:58
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • 56 segundos de leitura
    A produção de veículos recuou 34,9% na Argentina considerando o volume do acumulado de janeiro a setembro na comparação com mesmo período do ano passado. As fabricantes somam 241,3 mil unidades, entre automóveis e comerciais leves entregues entre janeiro e setembro, de acordo com dados divulgados pela Adefa, associação das montadoras no país.


    - Faça aqui o download dos dados da Adefa
    - Veja outras estatísticas em AB Inteligência



    O ritmo fraco na produção ainda é reflexo da baixa demanda no mercado interno. As vendas no atacado totalizaram pouco mais de 291,2 mil veículos, representando queda de 48,3% sobre as 563 mil unidades de iguais meses de 2018.

    Da mesma forma, as exportações diminuíram 15,3% no acumulado de janeiro a setembro, para 168 mil veículos, dos quais 109,9 mil ou 65,4% foram destinados ao Brasil, 29,7% a menos no comparativo anual.

    “Todos os elos da cadeia estão trabalhando em uma agenda com uma visão comum de 10 anos, que nos permite preservar a atividade diante dos desafios atuais e gerar as condições necessárias para nos posicionarmos com mais força contra a tomada de decisões na região, competir em igualdade de condições nas próximas tarefas e prosseguir no desenvolvimento de novas tecnologias”, declarou o presidente da Adefa, Luis Fernando Peláez Gamboa.

    Segundo o executivo, a entidade tem como foco modificar em conjunto as questões estruturais que impactam a competitividade da indústria por meio de um plano sustentável e de longo prazo.