Fenatran lança câmera-retrovisor, novo acessório que reduz consumo

Novo perfil aerodinâmico: Mercedes-Benz Actros com MirrorCam substitui espelhos retrovisores por câmeras e telas

Por PEDRO KUTNEY, AB
  • 22/10/2019 - 08:00
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
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    A Mercedes-Benz lançou semana passada na Fenatran 2019 o primeiro caminhão produzido no País equipado com câmera-retrovisor, que substitui os espelhos externos com ganhos de conforto, tecnologia e, principalmente, economia de diesel pela redução da resistência aerodinâmica. Logo na abertura do evento a fabricante anunciou que a Fagundes Construção e Mineração fechou a compra dos primeiros cinco Actros da nova geração com a MirrorCam, incluída como opcional por cerca de R$ 11 mil em cada cavalo mecânico. Os veículos serão entregues no início de 2020 e, se de fato entregarem a prometida redução de consumo, podem causar uma espécie de efeito-manada, não só em caminhões zero-quilômetro de outras marcas, mas também no pós-venda, com a oferta da instalação do sistema de câmeras em caminhões novos e usados.

    Esse efeito já pôde ser visto na própria Fenatran, bem na frente da Mercedes-Benz e em um cavalo mecânico da própria marca. A Pósitron Stoneridge levou para o evento um outro Actros (geração atual) da distribuidora de combustíveis ALE equipado com a sua Mirror Eye, câmera-retrovisor já oferecida como kit para instalação no pós-venda nos Estados Unidos e na Europa. A empresa vai testar o dispositivo na frota da ALE e planeja começar a vender no Brasil em 2020, inicialmente importado e ainda sem preço definido.

    “O interesse [pelas câmeras-retrovisores] na Fenatran foi muito grande. Pretendemos importar primeiro e depois, se a demanda justificar, poderemos montar os kits em nossa fábrica de Manaus (AM)”, revela Obson Cardoso, diretor da unidade de rastreamento da empresa.

    Segundo dados coletados pela empresa, a instalação das câmeras no lugar dos espelhos retrovisores pode reduzir o consumo de diesel em até 3,5%. Além disso, os motoristas parecem se adaptar rapidamente ao maior conforto do sistema, que coloca as imagens captadas em duas telas do tamanho de um tablet instaladas em ambos os lados da cabine. “É algo que veio para ficar, com uso que tende a se expandir rapidamente com disponibilidade no aftermarket. No pequeno teste que fizemos no percurso para trazer até aqui o caminhão com a Mirror Eye o motorista achou muito melhor, disse que por ele podia tirar para sempre o retrovisor”, conta Cardoso.


    Kit para pós-venda: bem em frente ao estande da Mercedes-Benz na Fenatran, Pósitron Stoneridge mostrou um caminhão sem retrovisores e equipado com sua Mirror Eye

    EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE



    A câmera-retrovisor não é algo exatamente novo, muitos fabricantes já investiram no desenvolvimento delas. O que é relativamente novo é a evolução da tecnologia, com o uso de dispositivos cada vez menores, mais eficientes e baratos – e a necessidade de aplicação em sistemas de direção autônoma, que precisam “enxergar” o entrono para guiar o veículo, ou de assistências avançadas ao motorista, conhecidas como ADAS na sigla em inglês. Exemplo disso é a própria Mercedes-Benz, que apresentou a sua MirrorCam em 2014 no protótipo de caminhão autônomo Future Truck 2025. No ano passado o dispositivo já apareceu disponível na nova geração do Actros lançada na Alemanha e agora também está na versão brasileira do modelo.

    “A MirrorCam junta-se aos numerosos sistemas inteligentes de assistência à condução que chegam ao mercado com o Novo Actros a partir de 2020”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.

    O principal apelo concreto para convencer o transportador a pagar pela inovação é a redução de consumo, não se trata de diletantismo tecnológico, mas a câmera-retrovisor tem outras vantagens palpáveis. “Essa tecnologia proporciona visibilidade muito melhor da área ao redor do caminhão e do implemento, trazendo mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

    A MirrorCam tem várias funcionalidades comandadas por um painel de comando na porta do Actros. O sistema é ativado com o destravamento e abertura da porta ou acionamento do motor. A câmera pode ser ajustada como um retrovisor elétrico, mas ao contrário do espelho não tem pontos cegos, capta em alta definição, a qualquer velocidade, objetos e veículos com campo de visão de até 250 metros. O dispositivo tem autoajuste de claridade que melhoraram a qualidade das imagens transmitidas diretamente para telas internas, onde linhas de referência indicam a distância do fim da carreta para outros veículos. Se quiser o motorista pode até fechar a cortina lateral, para evitar a incidência da luz do Sol, por exemplo. Abaixo de 10 km/h ou quando se engata a marcha à ré, entra em ação a “vista para manobras”, aumentando o campo de visão. Nessa função, também é possível mover a câmera para cima ou para baixo usando as teclas de seta.