Vendas de veículos desabam na Argentina com queda próxima de 60%

Concessionária na Argentina sem clientes reflete o momento do setor em plena crise econômica

Por REDAÇÃO AB
  • 05/06/2019 - 20:00
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
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    Em cenário de profunda recessão econômica, a indústria automotiva na Argentina registra mais uma queda das vendas de veículos. Em comunicado divulgado na quarta-feira, 5, pela Adefa, associação das fabricantes, o balanço do setor referente aos números acumulados de janeiro a maio mostra que as entregas diminuíram 58,9% no período quando comparadas com iguais meses do ano passado, para pouco mais de 150,5 mil unidades. O volume se refere às vendas no atacado (das montadoras para a rede de concessionárias).

    No resultado isolado de maio, as entregas à rede somaram 27,9 mil veículos, volume 1,8% abaixo do verificado em abril, quando o setor registrou 28,4 mil unidades. No comparativo com maio do ano passado, quando o volume foi de 75,7 mil, a queda é de 63,1%.

    Da mesma forma, as exportações esfriaram: entre janeiro e maio, a indústria argentina vendeu 8,5% menos veículos ao exterior, para 90,2 mil unidades. Para o Brasil, as exportações de veículos a partir da Argentina caíram 12,7%, passando de 69,1 mil em 2018 para 60,3 mil este ano, sempre considerando o acumulado de cinco meses.

    Com vendas internas em queda livre e exportações fracas, a produção do setor recuou 32,5% no período, passando de 203,2 mil para 137,2 mil. Só em maio, o volume entregue pelas fábricas, de 30,2 mil unidades, ficou 35,3% abaixo do registrado em mesmo mês de 2018. Contra abril, a queda foi bem menor, de 0,05%, indicando atividade estável na passagem de um mês para o outro.

    “Para reativar a atividade setorial inicialmente a partir da demanda, lançamos o ‘plano Junho 0km’. Entendemos que, no contexto atual, é importante ter um plano para melhorar a atividade e embora seja prematuro estimar seu resultado, entendemos que nos permitirá gerar uma mudança de expectativas e, consequentemente, uma maior circulação nas redes de concessionárias a fim de melhorar os volumes”, disse em nota o presidente da Adefa, Luis Fernando Peláez Gamboa, se referindo ao programa lançado em conjunto com o governo nesta mesma data.

    O executivo disse ainda que que o Junho 0km se soma a outras ações que foram implementadas, como o aumento das restituições às exportações e a redução de tarifas de importação para autopeças que não têm produção local. “Esperamos que essas medidas nos permitam reverter a tendência negativa ao comparar a atividade com resultados de base anual”, complementou.