Pirelli adota novo simulador para desenvolver pneus

Instalações do simulador utilizam tela de 210 graus e 7,5 metros de diâmetro. Carro estático reproduz as sensações de uma via verdadeira por movimentos ou vibrações no banco, volante e até no cinto

Por REDAÇÃO AB
  • 13/02/2020 - 15:30
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
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    A Pirelli passa a utilizar em seu centro de pesquisas de Milão (Itália) um novo simulador dedicado ao desenvolvimento de pneus para automóveis premium e de alto desempenho. Segundo a fabricante, o equipamento vai reduzir a quantidade de protótipos físicos e baixar em 30% o tempo de desenvolvimento até que um novo modelo de pneu fique pronto.

    Ainda de acordo com a Pirelli, o novo simulador servirá para reforçar sua parceria com as fabricantes de automóveis de luxo por permitir um compartilhamento mais rápido de informações. Simulações avançadas como esta já são utilizadas há mais de dez anos no desenvolvimento dos pneus da Fórmula 1 e de outras categorias.

    O equipamento instalado em Milão permite que diferentes parâmetros de desenvolvimento sejam alterados com facilidade, levando a uma troca mais rápida de informações digitais entre a Pirelli e a montadora. O trabalho realizado com esse equipamento pode ser integrado a um simulador dinâmico, projetado para reproduzir acelerações laterais, longitudinais e rotações.

    O conjunto de equipamentos do simulador utiliza uma tela panorâmica de 210 graus, com 7,5 metros de diâmetro, que reproduz diferentes condições de condução, estradas e circuitos. No coração do sistema há um carro estático capaz de reproduzir cada sensação que um motorista teria em um veículo real, tanto a partir do volante como do banco, do cinto de segurança e de diferentes sistemas que reproduzem os movimentos da suspensão e do motor.

    Todo o processo é coordenado a partir de uma sala de controle capaz de programar a reprodução de diferentes especificações de qualquer pneu ou carro. Os resultados são registrados, medindo a interação entre o futuro pneu e a via, bem como todos os outros parâmetros relevantes para o comportamento desse novo pneu.