ZF reduz consumo de energia em suas plantas com programa Green Dot

Com adoção de medidas simples iniciadas na planta de Limeira (SP), empresa diminuiu o consumo de energia em 20%

Por REDAÇÃO AB
  • 26/11/2020 - 19:35
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura
    A fim de tornar suas operações no Brasil mais sustentáveis e ambientalmente corretas, a ZF implantou o programa Green Dot, com o qual conseguiu registrar economia de 20% no consumo de energia em sua unidade de Limeira, no interior paulista (além de outros resultados significativos nas demais instalações). Adotado recentemente nas fábricas de Araraquara, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Iracemápolis e Itu, o programa pode proporcionar redução similar – ou até maior. Essa, ao menos, é a expectativa da empresa.

    Como o nome indica, o programa Green Dot consiste na sinalização de todos os locais onde é possível racionalizar o uso de energia com um ponto verde adesivo. Assim, os usuários são alertados a todo momento sobre a possibilidade de apagar uma lâmpada ou deixar um equipamento em stand by no horário do almoço, por exemplo, a fim de poupar energia e colaborar com a preservação do meio ambiente.

    O programa também inclui campanhas de conscientização, com o uso de comunicados internos e de orientações aos colaboradores de cada unidade. O Green Dot foi estendido a todas as unidades da ZF no Brasil no ano passado, e hoje faz parte da programação da Semana de Segurança e do Meio Ambiente, promovida anualmente em todas as plantas.

    “Após a implantação do programa, percebemos uma participação ativa dos colaboradores; é notável o empenho, tanto na identificação dos equipamentos, como no cumprimento das orientações de cada identificação, o que gera economia de energia substancial na média mensal de todas as unidades”, afirmou Sildson Corrêa, gerente sênior de saúde, meio ambiente e segurança da ZF.