Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano


O compromisso do Governo é de trabalhar para solução correta no tratamento dos resíduos, sem pensar em aterros — Foto: Dilson Siqueira/Arquivo Pessoal

Em reunião na sexta-feira (12) com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), representantes da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) confirmaram a parceria do Governo do Estado com o consórcio para a elaboração do Plano Regional de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos.

A intenção da pasta é a de que o Alto Tietê seja o piloto das iniciativas em elaboração pela atual gestão para equacionar a problemática do lixo. O consórcio foi convidado, ainda, a participar do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos, que reúne os principais órgãos estaduais envolvidos no assunto.

“Queremos trabalhar com vocês e concentrar esforços numa cooperação técnica. A prioridade do Estado será para os arranjos regionais e as soluções consorciadas”, ressaltou José Valverde, da Assessoria de Resíduos Sólidos da SIMA.

“Trazemos aqui o compromisso do Governo de trabalhar para solução correta no tratamento dos resíduos, sem pensar em aterros”, acrescentou Ivan Mello, assessor do secretário estadual Marcos Penido.

Em 2017, o Condemat assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Estado para a elaboração do Plano Regional de Resíduos Sólidos. Em razão das várias mudanças ocorridas no comando da Secretaria de Meio Ambiente na gestão passada, a parceria não avançou.

No mês passado, a direção do Consórcio solicitou a Penido a prioridade na retomada do protocolo de intenções e a resposta positiva foi apresentada nesta sexta-feira, já com definições sobre as tratativas técnicas entre Estado e Alto Tietê.

“Até pela proximidade com a Capital e por ser uma região com extensa área ambiental e produtora de água, é muito importante que o Alto Tietê possa ser escolhida como piloto para o novo modelo de destinação de resíduos sólidos que o Estado vai implantar”, destacou o presidente do CONDEMAT, prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi. O Condemat é o consórcio com o maior número de cidades da Região Metropolitana de São Paulo, com três milhões de habitantes.

Entre as ações já definidas pelo Estado e consórcio está a concepção do termo de referência para elaboração do Plano Regional de Resíduos, o qual trará um diagnóstico da situação nos municípios do Alto Tietê e apontará as melhores soluções tecnológicas para a destinação dos resíduos.

A Região tem uma produção diária de aproximadamente três milhões de toneladas de resíduos e apena a cidade de Guararema possui aterros próprios. As outras dependem da iniciativa privada, e a destinação final ocorre, em média, a 60 km de distância.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!