São Paulo, 20 de abril de 2024

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13/02/2021

Volvo projeta alta de 40% em caminhões pesados


(14/02/2021) – De acordo com Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, a empresa vê bons sinais de recuperação no Brasil. Com a retomada de alguns segmentos da economia a partir do segundo semestre de 2020 e com indicadores positivos para 2021, a estimativa é a de que o mercado total de caminhões pesados e semipesados, segmentos em que atua, cresça em até 40% este ano.

Para atender a crescente demanda por caminhões, a empresa aumentou o ritmo de produção da fábrica de Curitiba (PR), incluindo a contratação de 400 funcionários. Com as novas admissões, o número de empregados atual, de 3.800, já é maior do que no período anterior à pandemia.

A marca encerrou o exercício passado com a entrega de 14.976 caminhões no Brasil, resultado 11,1% inferior ao registrado em 2019, mas abaixo da queda do mercado. Já a linha VM teve crescimento de 24%, com 3.530 emplacamentos em 2020, na soma das versões semipesadas e pesadas.

A Volvo destaca ainda que, em 2020, o modelo FH 540cv foi o caminhão mais vendido do Brasil em todos os segmentos, dos leves aos pesados, com 5.870 unidades emplacadas, repetindo o feito de 2019. Além disso, o Volvo FH 460cv foi o vice-lider da categoria de pesados, com 3.936 unidades emplacadas.

Na América Latina, além do Brasil, a empresa registrou redução de entregas na Argentina, com 816 caminhões (- 25%); Chile, 888 caminhões (- 14%) e Peru, 1.006 caminhões (- 29%). “A boa recuperação de volumes iniciada no Brasil no segundo semestre garantiu entregas totais de 17.812 unidades no continente, número 13% abaixo do período anterior”, informa a Volvo em comunicado de imprensa. O Brasil representou 85% dos negócios de caminhões da marca na América Latina.

Ônibus – Em 2020, a Volvo Buses Latin America comercializou 1.402 chassis, com queda de 24% em relação ao ano anterior. Foram 444 chassis emplacados no Brasil e 711 em diversos outros países do continente. Além disso, houve exportações importantes de chassis para a África. Um dos destaques foi um ótimo resultado no segmento de ônibus para fretamento no Brasil. As vendas do B270F, o chassi semipesado da Volvo, cresceram 34% em relação ao ano anterior, alcançando um volume de 216 unidades.

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