Audi vai conectar veículos com semáforos na Europa

Sistema que já é usado nos EUA informa qual a velocidade necessária para alcançar o próximo sinal verde

Por REDAÇÃO AB
  • 22/05/2019 - 17:15
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
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    A partir de julho, a Audi colocará em uso na Europa sua tecnologia Audi Traffic Light Information, que permite conectar veículos com os semáforos. Com isso, os condutores verão no painel qual a velocidade necessária para chegar ao próximo semáforo verde. Caso isso não seja possível dentro do limite de velocidade permitido, aparecerá uma contagem para a próxima fase verde. A primeira cidade a contar com a ferramenta será Ingolstadt, na Alemanha. Outras cidades da região farão parte do projeto após 2020.

    O sistema será ativado em modelos Audi selecionados, que incluem todos os modelos e-tron, além de A4, A6, A7, A8, Q3, Q7 e Q8 que serão produzidos a partir da metade de julho. O pré-requisito é o pacote Audi connect Navigation & Infotainment e o opcional para reconhecimento da sinalização do tráfego baseado em câmera.

    O serviço já é utilizado por clientes da marca nos Estados Unidos há pouco mais de dois anos em mais de 5 mil cruzamentos nas cidades de Denver, Houston, Las Vegas, Los Angeles, Portland e na capital Washington.

    “Os desafios para a introdução em série do serviço são muito maiores na Europa do que, por exemplo, nos Estados Unidos, onde o sistema de semáforos urbanos foi planejado para uma grande área e uniformemente. Como contraste, na Europa a infraestrutura de tráfego foi desenvolvida mais localmente e descentralizada – com grande variedade de tecnologia”, explica responsável pela área de desenvolvimento de aplicativos, serviços conectados e cidades inteligentes da Audi, Andre Hainzlmaier. “Com que rapidez outras cidades estarão conectadas a esta tecnologia depende, acima de tudo, se os padrões de dados e interfaces forem estabelecidos e as cidades digitalizarem seus semáforos. Futuramente, dados anônimos de nossos veículos podem ajudar a mudar os semáforos nas cidades para melhorar as fases e o fluxo do tráfego”, completa.

    A Audi está trabalhando para oferecer sua tecnologia em outras cidades da Alemanha, Europa, Canadá e Estados Unidos nos próximos anos. Na China, a empresa juntamente com outras companhias parceiras estão testando um projeto em desenvolvimento de redes entre os veículos e os sistemas de semáforos na cidade de Wuxi.

    Segundo a empresa, no futuro clientes poderão se beneficiar de funções adicionais, quando as ondas verdes forem incorporadas ao planejamento do roteiro ideal. Também se pode conceber que os modelos e-tron da Audi, ao cruzar por um semáforo vermelho, usarão cada vez mais a energia de frenagem para carregar as baterias. Acoplado ao controle de cruzeiro adaptativo preditivo, os veículos podem até frear automaticamente em semáforos vermelhos.