Nakata dobrará capacidade de centro de distribuição de peças

Vista aérea das obras de ampliação do centro de distribuição de peças da Nakata em Extrema

Por REDAÇÃO AB
  • 21/10/2019 - 18:21
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura
    A Nakata está ampliando a capacidade de seu centro de distribuição de peças localizado em Extrema (MG), que a partir de 2020 contará com 23,4 mil metros quadrados, o que dobrará sua capacidade de armazenamento de produtos. O local, que possui 25 mil posições de pallets chegará a 32 mil posições.

    O aperfeiçoamento do centro vem sendo feito desde 2015, quando a empresa começou a investir em sistemas de gerenciamento como o novo WMS (sistema de gestão de centros de distribuição) além da gestão dos fretes de distribuição, antes terceirizados. Desde então diversas ferramentas têm sido adotadas para aprimorar o mapeamento de cada ponto de entrega.

    “A gestão de toda a cadeia de suprimentos e logística tem sido objeto de estudos, avaliações e investimentos contínuos da Nakata. Os resultados alcançados já demonstram ganhos em redução de tempo de ciclo, mais efetividade e melhora na produtividade e serviço aos clientes”, comenta o diretor de produtos e suprimentos, Marcelo Tonon.

    O executivo acrescenta que com os sistemas de gerenciamento, é possível monitorar todas as atividades em tempo real. “Nosso supply chain e logística estão 100% digitalizados hoje”, explica Tonon.

    Para 2020, quando a companhia planeja concluir a ampliação física, também está prevista a adoção de novas tecnologias e sistemas dedicados a elevar a produtividade da operação, como o novo TMS (sistema de gerenciamento de transportes), equipamentos de movimentação, tecnologias para separação e unitização das cargas entre outros.

    Com fábrica em Diadema (SP), a Nakata possui ainda um centro de desenvolvimento e tecnologia em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. Toda a estrutura nacional da empresa atende o mercado local e mercado de exportação para mais de vinte países nas Américas, Europa, Ásia e Oceania.