Vendas mundiais do Grupo Volkswagen somam 8 milhões de unidades

Acumulado até setembro registra queda de 1,5% puxada pelo mercado chinês

Por REDAÇÃO AB
  • 18/10/2019 - 17:35
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
  • um minuto de leitura

    As vendas mundiais do Grupo Volkswagen somaram no acumulado do ano 8 milhões de veículos, registrando queda de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado. A retração ainda é puxada pela China, onde as entregas nestes nove meses somaram 2,95 milhões de unidades e caíram 2,8% na comparação interanual.

    O mercado europeu absorveu 3,44 milhões de veículos nestes nove meses. Cresceu apenas 1%, mas ajudou a atenuar a queda do grupo no período. Somente na Alemanha, berço da VW, as vendas superaram 1 milhão de veículo e anotaram alta de 2,7%.

    A América do Norte ainda exerce impacto negativo nos números do grupo. A região absorveu 702,9 mil veículos, anotando queda de 1,5%. A retração regional é causada pelo México. Os Estados Unidos absorveram 485 mil unidades e registraram crescimento de 1,3%.

    As vendas no Brasil somaram 341,1 mil unidades, resultando em alta de quase 20% no período, mas o crescimento na América do Sul foi de apenas 2,4% por causa do impacto negativo da Argentina, onde as vendas totais caíram quase 50% no período.

    VENDAS POR MARCA


    A análise dos números por marca mostra também que a queda é puxada pelos automóveis Volkswagen, que somaram 4,5 milhões de unidades e anotaram queda de 2,3%, forçada também pelo menor desempenho do mercado chinês.

    Pelo mesmo motivo as vendas da Audi (1,36 milhão de veículos no acumulado do ano) caíram 3,6%. A Seat apresentou o crescimento mais expressivo no período, 454,9 mil veículos e alta de 9,5%. Na divisão de pesados é notável o crescimento de 8,9% da Scania, com 74,7 mil veículos entregues.

    Veja abaixo os resultados por região e por marca: