Vendas de carros recuam 7,5% na Europa

Antecipação de compras e Brexit prejudicam o resultado de janeiro

Por REDAÇÃO AB
  • 18/02/2020 - 18:34
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura

    Os europeus compraram menos carros em janeiro, segundo dados divulgados na terça-feira, 18, pela Acea, associação das fabricantes na região. Segundo a entidade, as vendas de veículos leves, que inclui automóveis e utilitários, foi prejudicada pela antecipação de compra que ocorreu em dezembro devido a alterações tributárias anunciadas por alguns países membros da União Europeia (UE) e que passaram a valer a partir deste ano.


    Com isso, os licenciamentos no primeiro mês de 2020 ficaram em 956,7 mil unidades, queda de 7,5% com relação ao mesmo mês do ano passado, quando os emplacamentos somaram pouco mais de 1,03 milhão de veículos. Desde setembro do ano passado que as vendas dentro de um único mês não ficam abaixo da casa de 1 milhão para a região.

    A demanda por automóveis diminuiu nos quatro principais mercados da UE, sendo que a França registrou o maior declínio (-13,4%), seguida pela Espanha (-7,6%), Alemanha (-7,3%) e Itália (-5,9%).

    Para a Acea, os negócios do setor automotivo também sofreram com outros fatores indiretos, como o enfraquecimento de condições econômicas globais, além das incertezas que ainda cercam a saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit.

    Por isso, a entidade informa que já adequou suas estatísticas de vendas, excluindo os números do Reino Unido – inclusive nos dados atuais de janeiro de 2020. Para reajustar as comparações, também recalculou os dados de anos e meses passados desconsiderando o mercado britânico.