Noma apresenta sistemas de segurança e carreta para biomassa

Smart Floor reduz em seis vezes o tempo de descarga de itens como cavacos de madeira, carvão vegetal e bagaço de cana

Por WILSON TOUME, PARA AB
  • 14/10/2019 - 21:40
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura


    A Noma, fabricante de implementos sediada no Paraná, está apresentando na Fenatran 2019, de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo, duas novidades ligadas à segurança viária: o sistema Safe Light e um conjunto de sensores de pressão e temperatura dos pneus, exclusivo para o implemento. Outra atração é a carreta Smart Floor, que proporciona operações de descarga de biomassa (carvão vegetal e bagaço de cana, por exemplo) em até três minutos, seis vezes mais rápido do que com implementos similares.

    O Safe Light é formado por um conjunto de luzes de LED que contribui para a segurança viária, pois inclui luzes laterais repetidoras das setas que melhoram a sinalização, principalmente nas mudanças de faixa. As lanternas – também de LED – são mais eficientes, econômicas e ainda contam com luzes de ré com maior intensidade, que iluminam a traseira do veículo nas manobras.

    Outra inovação em termos de segurança apresentada pela Noma na Fenatran é o sistema de monitoramento de pressão e de temperatura dos pneus exclusivo para o implemento, independentemente do cavalo mecânico. Esse equipamento, que estará disponível como opcional para toda a linha de produtos da marca a partir do próximo ano, vai permitir que os pneus da carreta sejam monitorados por meio de um aplicativo de celular, permitindo que tanto o frotista como o motorista possam intervir assim que qualquer anomalia em um dos pneus for detectada. Além do aplicativo, a carreta com o sistema emite avisos luminoso e sonoro, que também alertam o motorista sobre a falha.

    Já a carreta Smart Floor é direcionada para o transporte de cargas como cavacos de madeira, carvão vegetal e bagaço de cana de açúcar. Apresenta como principal vantagem a rapidez nas operações de descarga. Por meio de um sistema de abertura lateral patenteado pela Noma, ela permite que a carga seja totalmente liberada apenas com o uso da gravidade em até três minutos (dependendo da carga), o que corresponde ao ganho de até seis vezes se comparado ao processo realizado com implementos similares. “A tecnologia age em sincronia com um método prático e descomplicado, por meio de acionamento por controle remoto. É uma quebra de paradigma no transporte de biomassa e produtos similares”, afirma Josué Araújo, gerente de engenharia da Noma.