Eaton fornece câmbio automatizado para Mercedes-Benz Accelo

Transmissões EAO-6106 e EAO-6206 foram desenvolvidas no Brasil

Por REDAÇÃO AB
  • 30/05/2019 - 18:33
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
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    É da Eaton o câmbio automatizado que passa a equipar o caminhão Mercedes-Benz Accelo nas versões leve, com os modelos 815 e 1016, e o médio 1316. Eles são os primeiros modelos urbanos que contam as transmissões automatizadas EAO-6106 e EAO-6206, ambas de 6 velocidades, e desenvolvidas no Brasil.

    Concebida sob o conceito long life, que oferece maior vida útil aos componentes, as transmissões EAO-6106 e EAO-6206 possuem nova tecnologia de usinagem para o acabamento dos dentes das engrenagens, que possibilita menor ruído, além de maior durabilidade. Os produtos são indicados para veículos de 7 a 13 toneladas de PBT (peso bruto total).

    De acordo com o gerente de desenvolvimento de mercado e planejamento de produto da Eaton, Henrique Uhl, o veículo com 6 velocidades possibilita melhor utilização da faixa de torque do motor, proporcionando um melhor consumo mesmo em circuitos urbanos.

    “Com um sistema de troca de marchas inteligente, que identifica quando o veículo está em uma subida ou descida, por exemplo, a nova transmissão funciona em um modo de condução adaptativo, de acordo com as condições de topografia e carga, sempre buscando o melhor compromisso entre performance e consumo”, explica. O gerente acrescenta que um novo software identifica automaticamente se o veículo está sendo manobrado, o que permite uma condição mais adequada ao pedal do acelerador nas baixas velocidades usadas nas condições de manobra.

    Todos os componentes do sistema de automação na periferia do câmbio (atuador de embreagem, acumulador de pressão, sensores, etc) podem ser trocados de forma individual, sem necessidade de troca de todo o sistema. O freio do veículo também foi melhorado a partir da nova transmissão. “Quando o motorista utilizar o pedal de freio ou ativar o freio motor do caminhão ou ainda a combinação dos dois, a transmissão entende automaticamente que precisa ajudar a frear o veículo, aumentando as rotações de troca de maneira a potencializar o freio motor do caminhão”, finaliza Henrique.