Exportações de veículos encolhem 20% em janeiro

Com 20 mil unidades vendidas a outros países, resultado é o mais fraco para o mês desde 2015

Por GIOVANNA RIATO, AB
  • 06/02/2020 - 17:10
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
  • um minuto de leitura

    A indústria automotiva exportou 20 mil veículos em janeiro e, com isso, começou 2020 com queda de 20% nas vendas internacionais na comparação com o mesmo mês do ano passado. A informação foi divulgada na quinta-feira, 6, pela Anfavea, entidade que representa os fabricantes do segmento.

    Quando o resultado é comparado com as exportações de dezembro, o cenário é ainda mais desfavorável, com redução de 30,9%. Com o volume fraco, janeiro passado teve o pior resultado para o mês desde 2015. Luiz Carlos Moraes, presidente da associação, aponta que o resultado reflete a dificuldade interna dos principais parceiros comerciais do Brasil:

    “A Argentina ainda enfrenta uma crise econômica e a troca de governo. O mercado do México também encolheu e o chileno está mais fraco como reflexo da onda de manifestações e dos problemas políticos e sociais.”

    Em janeiro o maior destino das exportações brasileiras de veículos foi a Argentina, que absorveu 50% do total vendido internacionalmente. Em seguida está o México (22%), Chile (6%), Peru (5%), Paraguai (4%) e Chile (4%).

    FATURAMENTO COM EXPORTAÇÕES FOI O PIOR DESDE 2009


    Se em volume o resultado já foi negativo, quando se trata de faturamento com exportações a queda é ainda mais dramática, de 30,6% na comparação com janeiro de 2018. A indústria automotiva somou US$ 493,8 milhões em receitas com vendas internacionais em janeiro.

    “Precisamos ganhar competitividade e deixar de exportar resíduos tributários”, diz Moraes. Cálculo da Anfavea aponta que 12% do valor das vendas externas da indústria automotiva correspondem a tributos sobre a cadeia automotiva que não são recompensados. “É algo que não existe em nenhum outro país com grande volume de exportações”, afirma.



    - Faça aqui o download dos dados da Anfavea
    - Faça aqui o download das projeções da Anfavea
    - Veja outras estatísticas em AB Inteligência