Kia apresenta plano ambicioso de expansão para elétricos

Kia Motors vai lançar sete veículos elétricos até 2027

Por REDAÇÃO AB
  • 21/09/2020 - 19:05
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura

    A Kia Motors tem planos ambiciosos com relação aos automóveis elétricos e pretende se tornar líder nesse mercado. Esse, pelo menos, é o objetivo anunciado pelo CEO da empresa, Ho Sung Song, em um evento realizado na sede da montadora na Coreia, em Hwasung, na quarta-feira, 16. Foi apresentado um teaser com sete futuros veículos elétricos a bateria (BEV, na sigla em inglês) que serão lançados até 2027. A estratégia ainda prevê parcerias com empresas de recarga ao redor do planeta.

    “Vendemos mais de 100 mil BEVs em todo o mundo desde a introdução de nosso primeiro veículo do tipo produzido em massa em 2011, o Kia Ray EV”, destacou o executivo. “Desde então, começamos a introduzir uma gama de novos BEVs para mercados globais e planos para acelerar esse processo nos próximos anos; ao reorientar nossos negócios para a eletrificação, pretendemos que os BEVs representem 25% de nossas vendas mundiais totais até 2029”, completou.

    No início deste ano, a Kia anunciou sua estratégia, denominada Plano S, que define a mudança de seus negócios para os veículos elétricos com bateria e soluções de mobilidade, inovando em áreas como produção, vendas e serviços. Para isso, a empresa está passando por uma grande transformação, e o primeiro veículo a ser lançado, de acordo com o plano, será o CV (nome código), previsto para o próximo ano, que trará um novo design para simbolizar a transição da marca.

    Ainda de acordo com o Plano S, a Kia pretende atuar na expansão da infraestrutura de carregamento elétrico. Na Coreia do Sul, por exemplo, a montadora vai utilizar sua rede de concessionárias e de centros de serviço para fornecer aproximadamente 1.500 pontos de recarga até 2030. Além disso, terá mais de 2.400 carregadores na Europa e outros 500 na América do Norte, também graças à parcerias com seus revendedores. A empresa ainda estuda associações estratégicas com outras companhias, a fim de garantir a ampliação da oferta de locais de recarga de elétricos. Também está nos planos a criação de serviços de assinatura, para oferecer opções diferenciadas de aquisição aos seus clientes, assim como programas de leasing, aluguel de baterias e outros negócios.

    Depois de criar a Purple M, uma startup de serviços de mobilidade na Coreia do Sul em julho deste ano, a Kia Motors planeja ampliar a colaboração com organizações governamentais para expandir essa cooperação a outras áreas, como a conversão de veículos de transporte público para a propulsão elétrica e a construção de postos de recarga de baterias.