Com apoio da Rede AB, IQA se compromete com Princípios de Empoderamento da Mulher

Entidade tornou-se signatária do documento da ONU pela equidade de gênero

Por GIOVANNA RIATO, AB
  • 13/12/2019 - 20:25
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
  • um minuto de leitura

    O IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, assinou na quinta-feira, 12, os Princípios de Empoderamento da Mulher (Women's Empowerment Principles – WEPs), compromisso com a ONU Mulheres pela promoção da equidade de gênero. A cerimônia para a assinatura do documento aconteceu durante o evento de inauguração da nova sede da entidade em São Paulo.

    Com isso, o IQA é a Rede AB Diversidade do setor automotivo a se comprometer com os WEPs motivada pela 10ª organização, iniciativa criada em 2019 com o propósito de agregar, apoiar e catalisar atores e ações que promovam a diversidade estrutural e a inovação inclusiva no setor automotivo. O projeto trabalha para construir soluções para tornar as companhias do setor mais plurais.

    “Falando de futuro, é impossível não considerar as questões de diversidade e, naturalmente, de equidade de gênero. O IQA não teve dúvidas de se juntar ao pacto da ONU Mulheres que é absolutamente coerente com o mundo atual - uma tendência sem volta - e com a própria realidade do IQA, que já tem mulheres em proporção significativa”, conta Alexandre Xavier, superintendente da entidade.

    Segundo ele, a força de trabalho feminina representa mais da metade dos colaboradores da instituição, como também metade das lideranças.

    “Estar desalinhado com discussões e, sobretudo, práticas que envolvem diversidade e equidade de gênero seria algo absolutamente fora de contexto no momento em que vivemos”, complementa.

    O compromisso com a ONU Mulheres foi assinado por Ingo Pelikan, presidente do IQA. A cerimônia contou com a presença de Maristella Iannuzzi, consultora de Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU. Também participaram do evento Paula Braga, diretora de Automotive Business, e Tânia Macriani, CEO da MHD Consultoria – ambas acumulam a função de colíderes da Rede AB Diversidade.

    QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DE EMPODERAMENTO DA MULHER?


    A assinatura dos WEPS prevê o compromisso das empresas privadas com sete princípios:

    1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero;
    2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação;
    3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa; 4. Promover a educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
    5. Apoiar o empreendedorismo feminino e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
    6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
    7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da equidade de gênero.