Vídeos

Por G1


Brasil e Paraguai fazem acordo automotivo

Brasil e Paraguai fazem acordo automotivo

Brasil e Paraguai fecharam nesta quinta-feira (5) um acordo automotivo para liberar o comércio de veículos e autopeças entre os dois países. O processo foi concretizado no último dia da cúpula do Mercosul, em Bento Gonçalves (RS).

Um acordo do mesmo tipo foi assinado em junho com a Argentina e já existe um anterior a esse com o Uruguai.

O processo com o Paraguai foi acertado em meio à forte queda nas compras de veículos brasileiros pela Argentina, principal mercado do setor para o Brasil.

"Nós defendemos mais acordos, com mais países, porque isso aumenta a competitividade de exportação da indústria, e também de importação. O mercado paraguaio é pequeno, mas é benéfico para conseguirmos mais negócios", disse Luiz Carlos Moraes, presidente da associação das montadoras, a Anfavea, ao G1.

De acordo com a entidade, as exportações de veículos ao Paraguai somam de cerca de 13 mil unidades por ano, o que representa apenas cerca de 3% do total de veículos enviados para fora do Brasil pela indústria automotiva, considerando o acumulado entre janeiro e novembro.

"Obviamente, esse novo acordo com o Paraguai não vai compensar o tamanho da queda gerado pela crise na Argentina", apontou Luiz Carlos Moraes.

Nesta quinta-feira, a Anfavea, informou que as exportações totais de veículos montados caíram 8% em novembro na comparação com o mesmo mês de 2018, para 31,7 mil unidades, acumulando tombo de 33% no ano, a 399,2 mil veículos.

Detalhes ainda não foram divulgados

Os detalhes do acordo ainda não foram divulgados. O G1 entrou em contato com o Ministério da Economia, que ainda não se pronunciou sobre o caso. De acordo com a Anfavea, o padrão deve ser o mesmo adotado com a Argentina.

Mais recente Próxima Produção de veículos no Brasil cai 7% em novembro, diz Anfavea
Mais da Autoesporte