Grupo Volkswagen e E.ON desenvolvem estação de recarga ultrarrápida

Schmall, atual presidente do conselho de administração do VW Group Components (esq.), e Karsten Wildberger, da E.ON

Por REDAÇÃO AB
  • 13/02/2020 - 19:10
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
  • um minuto de leitura

    O Grupo Volkswagen e a empresa E.ON estão desenvolvendo o protótipo de uma nova estação de recarga ultrarrápida que poderá se difundir na Europa antes do que se imaginava.

    Segundo a montadora e a companhia de eletricidade, com a utilização de instalações dotadas de bateria será possível colocar estações ultrarrápidas de recarga em praticamente qualquer lugar e a um custo relativamente baixo, sem a necessidade de obras ou conexão elétrica complexa e de alta tensão.

    A E.ON estaria avaliando locais que demandam esse tipo de estação com a ajuda de autoridades e empresas privadas, como postos de combustível. Essas estações só precisam ser posicionadas em algum lugar, conectadas à tomada e à internet para funcionar.

    Elas são capazes de carregar dois carros elétricos ao mesmo tempo, proporcionando autonomia adicional de cerca de 200 quilômetros em média em apenas 15 minutos. Para garantir que a bateria instalada na estação de carregamento sempre tenha capacidade suficiente, ela precisa ser alimentada permanentemente por conexão convencional de 16 a 63 ampères.

    A E.ON pretende operar os carregadores rápidos exclusivamente com eletricidade limpa. As atualizações, a manutenção remota e a cobrança serão realizadas pela plataforma da própria E.ON.

    "A estação flexível de carregamento ultrarrápido desenvolvida por nós é um componente importante para uma rede de recarga abrangente. Ao mesmo tempo, sua instalação rápida e fácil nos permite atender às necessidades de nossos clientes”, afirma o ex-presidente da VW do Brasil e atual presidente do conselho de administração do Volkswagen Group Components, Thomas Schmall.