VW Caminhões e Ônibus completa parceiros para produzir o e-Delivery

Roberto Cortes (à frente, com paletó aberto) e parceiros da Volkswagen Caminhões e Ônibus na futura produção do primeiro caminhão elétrico do País (foto: Mário Curcio)

Por MÁRIO CURCIO, AB
  • 13/10/2019 - 18:27
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
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    Para iniciar as vendas no segundo semestre de 2020 da versão elétrica do caminhão Delivery, a VW Caminhões e Ônibus reuniu fornecedores no e-Consórcio para viabilizar dividir o investimento, repetindo a estratégia adotada há mais de 20 anos, quando levou para dentro da fábrica de Resende (RJ) parceiros que ajudariam com o fornecimento de itens e com a própria montagem dos veículos. Os nove participantes do e-Consórcio se reuniram com a montadora na apresentação da empresa à imprensa na Fenatran, que ocorre de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo.

    “Este é um novo ecossistema para mobilidade elétrica no Brasil”, afirma o CEO da VWCO, Roberto Cortes.



    Oito empresas fornecedoras estão confirmadas: Bosch, CATL (fabricante chinesa de baterias), Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra. “Também contamos com a parceira estratégica da Ambev, pela intenção de compra de 1,6 mil caminhões e-Delivery”, recorda Cortes.

    Besaliel Botelho, presidente da Bosch para a América Latina, afirma que esse consórcio inicia um conjunto de mudanças capazes de transformar a mobilidade urbana brasileira. “Vamos fornecer o gerenciamento eletrônico do caminhão. Num primeiro momento o equipamento virá importado da Alemanha”, afirma Botelho.

    A Siemens vai fornecer toda a infraestrutura de energia para recarga das baterias. “Em todos os locais onde é preciso carregar as baterias existe a necessidade de instalações elétricas apropriadas. Por isso estaremos dentro da fábrica, em Resende, na rede de concessionárias VW Caminhões e Ônibus e nos clientes como a Ambev, que também vão precisar da infraestrutura de recarga, diz Clark.

    Segundo a Siemens, os equipamentos virão da Alemanha e de Portugal, mas quando houver volume significativo os itens serão nacionalizados na fábrica de Jundiaí (SP), o que pode ocorrer de dois a cinco anos.

    A Moura pretende produzir no futuro as baterias, que inicialmente serão fornecidas pela CATL.

    “Neste primeiro momento seremos responsáveis pela importação, armazenamento, preparação e instalação das baterias no e-Delivery. Faremos também a assistência pós-venda”, afirma o diretor geral da divisão de lítio da Moura, Fernando Castelão.



    DESTAQUES DA VWCO NA FENATRAN


    A VW Caminhões e Ônibus guardou para a Fenatran a apresentação do Constellation 33.440, uma nova versão para operações severas equipada com motorização e chassi do MAN TGX.

    “O caminhão já é testado por clientes e teve grande aceitação”, garante Roberto Cortes. Outro lançamento na linha Constellation é a versão 26.280 8x4, em que a montadora reduziu o peso e ampliou a capacidade de carga. Foi criado a partir do conceito sob medida para utilização na construção civil, como caminhão-betoneira.

    Também estão na feira caminhões recém-lançados como os Delivery com transmissão automatizada e também o Delivery 11.180 com tração 4x4.