Relação montadora-cliente terá de acompanhar mudanças na sociedade

Andrea Bisker, da Stylus Advisory, afirma que resultados da pesquisa indicam iminência de grandes mudanças

Por MÁRIO CURCIO, AB
  • 20/08/2019 - 17:48
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura

    Uma pesquisa encomendada pela FCA Fiat Chrysler revela novos perfis e hábitos do consumidor que tendem a mudar bastante a relação montadora-cliente. O trabalho foi apresentado por Andrea Bisker, diretora da Stylus Advisory, empresa responsável pela execução da pesquisa.

    “Os resultados nos permitem observar com antecipação as grandes mudanças que estão para ocorrer”, afirma a executiva.



    O conteúdo identificou que os consumidores trocam cada vez mais a posse de produtos pelo acesso a eles por meio de locação. Pode ser uma furadeira, um móvel e é o que explica o crescimento da demanda por aplicativos de transporte.

    A pesquisa indica também que fatores como renda estagnada e o difícil acesso a um imóvel levam as pessoas a valorizar mais as experiências vividas (numa viagem, por exemplo) do que a posse de um bem. E vale recordar aqui que, depois da casa própria, o automóvel é o segundo bem mais caro para uma família tradicional.

    A pesquisa mostra ainda o crescimento da oferta de moradias compartilhadas (como nos escritórios de co-working) e o número de residências que abrigam três gerações de uma mesma família. Isso não é uma sentença de morte para o automóvel, mas fica claro que há menos espaço e dinheiro disponível para ele nessa sociedade mutante.