Na Fenatran, mercado brasileiro de caminhões volta a ser destaque global

Clima otimista toma conta do evento, que contou com forte presença de lideranças globais das fabricantes de veículos

Por GIOVANNA RIATO, AB
  • 14/10/2019 - 20:54
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
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    Depois de altas vertiginosas e baixas profundas, o setor de caminhões parece se aproximar de acertar o passo com um crescimento mais sustentável. Ao menos é isto que demonstram as fabricantes de veículos para o segmento que participam da Fenatran.

    O maior salão de transportes da América Latina acontece em São Paulo até 18 de outubro e espera 60 mil visitantes. Na segunda-feira, 14, Automotive Business conduziu a Fenatran Innovation Journey, uma visita guiada para mostrar o clima do evento, as tendências de mercado e as principais novidades apresentadas pelas fabricantes de caminhões.

    OTIMISMO PARA AS VENDAS MESMO COM PIB RETRAÍDO


    Há dois movimentos claros no evento. O primeiro deles é o otimismo com a expansão das vendas. Nas montadoras, a perspectiva de crescimento é unânime. Há os mais ambiciosos, como Ricardo Barion, diretor de vendas e marketing da Iveco, que apontou a expectativa de que o mercado brasileiro de caminhões cresça 15% em 2020. Por outro lado, tem quem identifique alguns riscos no horizonte. Este é o caso de Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz.

    “Os dirigentes do País precisam fazer a sua parte para que o mercado continue a crescer, garantindo o expansão do PIB e as reformar necessárias para a retomada da confiança”, defendeu.


    O crescimento esperado para a economia este ano é de modestos 0,87%. Apesar da forte correlação com o resultado do PIB, o mercado de caminhões não parece que vai se abalar no curto prazo mesmo com o aumento pífio do indicador. A trajetória de crescimento das vendas é reforçada pela Anfavea, associação que reúne as montadoras. A entidade avalia que o mercado de veículos pesados chegará a 123 mil unidades em 2018. Por causa da queda nas exportações para a Argentina, a produção deve avançar menos do que o esperado inicialmente, 8,2%, para 145 mil unidades.

    MERCADO BRASILEIRO GANHA PROTAGONISMO GLOBAL


    O segundo movimento evidente na Fenatran é que, com a melhora da performance do mercado, a indústria brasileira de caminhões voltou a atrair a atenção global – talvez até de forma inédita. Quase todas as fabricantes levaram lideranças mundiais para apresentar as novidades na Fenatran e reforçar publicamente a aposta no Brasil.

    Ao contrário do que acontece no segmento de veículos leves, muitas soluções desenvolvidas para os caminhões localmente são destaque global das marcas. Este é o caso da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que anunciou no evento os parceiros para a produção do e-Delivery no Brasil, o primeiro caminhão elétrico da organização, com um formato inédito de produção para a tecnologia no mundo.

    A Mercedes-Benz também se destacou com o novo Actros, que conta com uma série de recursos desenvolvidos no Brasil e um pacote tecnológico generoso, com recursos como frenagem autônoma de emergência e, entre os opcionais, a substituição dos espelhos retrovisores por câmeras.

    Acompanhe as principais novidades apresentadas pelas fabricantes de caminhões na Fenatran:

    DAF
    Com só seis anos de operação no Brasil, a marca holandesa participa da Fenatran pela quinta vez. A empresa aproveitou o evento para anunciar investimento de R$ 100 milhões em um centro de distribuição de peças. Entre os produtos, a novidade é o CF85, com chassi rígido.

    Iveco
    Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América Latina, abriu a coletiva de imprensa da companhia anunciado que, depois de um período de recuo de participação de mercado, o plano é enfim recuperar espaço nas vendas a partir de agora.

    Uma das apostas para isso é a nova linha Daily de comerciais leves. A gama de furgões e vans ganhou novo design, mais eletrônica embarcada, controles de tração e estabilidade, além de modo de condução com mais economia de combustível.

    Mercedes-Benz
    A Mercedes-Benz é responsável por uma das grandes novidades da Fenatran: o novo Actros. O extrapesado foi lançado recentemente na Europa e teve desenvolvimento próprio para o Brasil. A companhia já abriu os pedidos para o modelo e, inclusive, vendeu a primeira unidade. As entregas, no entanto, só começam a ser feitas no começo de 2020.

    O veículo foi anunciado por Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz no Brasil, com o “primeiro caminhão digital do País”. O desenvolvimento da novidade consumiu parte importante do investimento de R$ 2,4 bilhões anunciado pela montadora para o período 2018-2022.

    Peugeot e Citroën
    A coletiva de imprensa do Grupo PSA foi a única conduzida por uma mulher: Ana Theresa Borsari, diretora geral das marcas. Ela anunciou uma ofensiva no mercado de veículos utilitários com a ambição de conquistar a liderança do segmento. A companhia apresentou na feira as versões minibus de Peugeot Boxer e Citroën Jumper, cujas vendas iniciaram em setembro.

    A executiva também confirmou a chegada da Free2Move no mercado de veículos profissionais, com soluções de telemetria e gestão de frotas. A marca oferece soluções de mobilidade na Europa, incluindo o compartilhamento de veículos.

    Scania
    A marca sueca reforçou no evento o propósito de liderar a transição para um modelo mais sustentável. “O transporte é responsável por 18% das emissões de CO2 do planeta. Se somos parte do problema, precisamos ser parte da solução”, declarou Mathias Carlbaum, chefe mundial da área comercial da companhia.

    A Scania também anunciou que começa a receber na Fenatran os pedidos para caminhões a gás, que a empresa produzirá a partir de 2020 em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O projeto faz parte do investimento de R$ 2,6 bilhões que a empresa programou para o País entre 2017 e 2020.

    Volkswagen Caminhões e Ônibus
    O presidente da companhia, Roberto Cortes, apresentou a solução da companhia para produzir o primeiro caminhão elétrico do Brasil, uma versão do consórcio modular que reúne oito fornecedores: Bosch, CATL (fabricante chinesa de baterias), Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra. O modelo, em exibição no estande da marca, começa a ser fabricado em 2020, com as primeiras entregas previstas para o segundo semestre.

    Volvo
    A Volvo aproveitou o evento para anunciar a produção global de caminhões elétricos a partir de 2020, mas ainda sem previsão de chegada destes modelos no Brasil. A empresa mostrou em seu estande o The Iron Knight, caminhão mais rápido do mundo, com 2.400 cv e velocidade máxima de 276 km/h. Na prática, no entanto, a companhia apresentou pouca novidade para o mercado brasileiro: o principal lançamento é a série especial FH 40 anos, que comemora as quatro décadas de produção de veículos da marca no Brasil.