Ferramentas digitais permitiram inovação e ritmo de produção inalterado em fábrica de eletrodomésticos
| Foto: José Mario Bonacin - Grupo Marios
  • Por Electrolux
  • 17/12/2020 16:07

Caminhar virtualmente por uma fábrica e fazer medições precisas, sem a necessidade de estar presencialmente, podia soar há meses atrás como uma ferramenta possível somente futuro. Com todas as mudanças que precisaram ser feitas às pressas por conta da pandemia causada pela Covid-19, muitas empresas se viram em uma situação em que aderir à tecnologias antes distantes se fez urgente, por conta da necessidade de distanciamento social em todos os espaços, inclusive em fábricas de grande porte.

Foi o caso da Electrolux: a gigante presente em 150 países conseguiu colocar 50 novos modelos no mercado em 2020, e manteve o ritmo de produção mesmo com a paralisação das atividades na fábrica nos meses iniciais da pandemia. A adoção de novos mecanismos colocou a empresa em uma evolução mais intensa em direção à indústria 4.0. " A pandemia apenas acelerou essas transformações. O uso de novas tecnologias, dados, inteligência artificial e internet das coisas tem ajudado a otimizar o processo de produção, garantindo mais economia, agilidade e eficiência na Electrolux.  Nos  trazem ainda um diferencial competitivo significativo, pois nos permite avançar em excelência operacional, desenvolvendo produtos cada vez mais adequados às exigências de nossos consumidores" , salienta o COO de Operações para a América Latina, Ramez Chamma.

Um dos instrumentos digitais implementado pela empresa neste ano é o scanner a laser. Ele funciona como uma espécie de máquina fotográfica digital, que transforma em imagem 3D o que é captado nas plantas da fábrica. Com essas imagens, explica Chamma, a equipe consegue caminhar virtualmente pelo espaço, além de fazer medições de maneira precisa. Isso tudo, sem a necessidade de estar presente fisicamente. "Isso permite que as equipes consigam trabalhar remotamente, garantindo a segurança deles" enfatiza o COO.

O scanner a laser é capaz de transformar em um desenho de qualquer parte de uma fábrica e os desenhos podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. Isso proporciona: 1.           Mais rapidez, precisão e confiança em documentação 3D 2.           Redução de cronograma de novos projetos 3.           Menos custos de desperdício e retrabalho
O scanner a laser é capaz de transformar em um desenho de qualquer parte de uma fábrica e os desenhos podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. Isso proporciona: 1. Mais rapidez, precisão e confiança em documentação 3D 2. Redução de cronograma de novos projetos 3. Menos custos de desperdício e retrabalho | José Mario Bonacin - Grupo Marios

Além de manter os funcionários mais seguros, o scanner agilizou processos dentro da Electrolux. O que antes levava cerca de dois meses, hoje, é finalizado em pouco mais de uma semana. "Com isso conseguimos fazer as novidades projetadas nos novos produtos chegarem antes para nosso consumidores", fala Chamma.

Outra novidade adotada é um óculos de realidade aumentada para assistência remota. Antes disso, os colaboradores da Electrolux precisavam, muitas vezes, fazer longas viagens para instalação e manutenção dos equipamentos. "Agora, com o uso da realidade aumentada pelos especialistas, às vezes basta apenas um operador na planta para aplicar os comandos que são dados via programa de videoconferência"esclarece o COO de Operações.

Uma segunda vantagem, diz Chamma, é o fato de permitir que mais pessoas trabalhem em um mesmo projeto. "Isso tem trazido mais eficiência e resultados. Hoje, chegamos a ter até 10 especialistas trabalhando juntos em um mesmo projeto, fazendo com que ele seja finalizado mais rapidamente".

Sem essas ferramentas que hoje permitem a gestão e desenvolvimentos de projetos de forma remata,, a indústria de bens de consumo sofreria um impacto ainda maior em 2020, acredita Ramez Chamma. "Isso significa que, na prática, mesmo com as fábricas temporariamente paralisadas por causa das restrições da pandemia, conseguimos manter nossa previsão de lançamentos de produtos para 2020 e pra 2021.  Sem essas ferramentas, um produto como a máquina de cuidar, que acabamos de lançar, sairia só em fevereiro de 2021" exemplifica. A máquina lava e seca conta com sensores e outras tecnologias para que, mesmo com as lavagens, as roupas permaneçam por mais tempo como novas, garantindo um ciclo sustentável.

Planejamento ágil

Para áreas mais simples de serem deslocadas ao trabalho remoto, a Electrolux colocou em prática em menos de 15 dias um plano de apoio para essas pessoas que passariam a realizar suas funções em casa. "Para os colaboradores da equipe de assistência técnica, seguimos rigorosamente todos os protocolos de segurança para que pudessem proteger a si e aos consumidores" conta o COO. A equipe de RH da Electrolux desenvolveu também um app para que os próprios colaboradores pudessem sinalizar eventuais sintomas da Covid-19 pelo celular, garantindo uma resposta ágil da medicina labora em casos de contaminação pelo vírus, além de orientações aos funcionários e seus familiares.