BorgWarner lançará 13 modelos de turbos em 2019

Na Automec, empresa lança produtos da linha leve, com destaque para turbo de Toyota Hylux

Por SUELI REIS, AB
  • 23/04/2019 - 19:24
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
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    A BorgWarner planeja lançar 13 modelos de turbocompressores em 2019, considerando tanto a linha de veículos leves quanto pesados. A empresa aproveita a 14ª edição da Automec, feira internacional de autopeças, para mostrar parte do que está por vir para o mercado de reposição brasileiro. Entre as cinco novidades para o segmento de veículos leves e picapes, estão turbos para picape Toyota Hilux, além de modelos Kia e Nissan. Nos pesados, serão oito lançamentos ao longo do ano para modelos Iveco, Scania e Volvo.

    Segundo o diretor de aftermarket para a América Latina da divisão de turbos e sistemas thermal, Nelson Bastos, entre os últimos três anos e até o fim de 2019, a empresa terá lançado 150 produtos para o mercado de reposição.

    “Temos crescido acima do mercado continuamente e nossa expectativa atual aponta em um crescimento entre 15% a 20% em 2019”, estima Bastos.

    Segundo o gerente de vendas aftermarket no Brasil da divisão de PowerDrive e sistemas elétricos, Ronaldo Lipari, o mercado de reposição vive hoje os efeitos do boom do mercado de veículos em 2013. Mesmo com a crise que veio entre 2014 e perdurou até meados de 2017, o segmento não parou de crescer, embora em escala menor. Ele reforça que para sustentar essa retomada, que vem sendo observada desde o segundo semestre de 2017, a empresa vem investindo também na rede, além da diversificação e ampliação do portfólio.

    “Não adianta crescer se a rede não estiver pronta. Temos investido fortemente na qualificação de grupos para atrai-los para a nossa rede, tanto dentro como fora do Brasil, remodelando o negócio para que se adeque às necessidades de cada região”, conta. O trabalho resultou no aumento significativo da rede da divisão de PowerDrive e sistemas elétricos: “Saímos de 197 pontos de distribuição em 2016 para mais de 400 atualmente.”

    No caso da divisão de turbos, há menos pontos, mas um aumento da capilaridade a partir da parceria com empresas com maior capacidade gerencial, elevando a presença da marca no mercado. Bastos acrescenta que muitos fatores vem ajudando a potencializar a participação da BorgWarner no mercado de reposição, como a própria melhora da economia e confiança do consumidor, bem como a abertura de filiais dos parceiros distribuidores.

    “Hoje temos uma frota circulante de 7 milhões de veículos com turbo, entre leves e pesados, incluindo importados. É difícil mensurar o quanto este mercado vai avançar, depende muito dos projetos das montadoras, mas é fato que há uma clara tendência do avanço deste item na linha leve, o que nos dá a certeza de que vai crescer e muito”, conclui Bastos.

    FOTOS DA AUTOMEC 2019