VWCO defende cultura interna de transparência e participação coletiva

Destaque entre as Melhores Empresas para Trabalhar do Setor Automotivo, companhia fomenta internamente a construção comum a partir das responsabilidades individuais

Por REDAÇÃO AB
  • 09/02/2021 - 18:40
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • 2 minutos de leitura


    A Volkswagen Caminhões e Ônibus foi pioneira ao estabelecer o conceito do consórcio modular, em que fornecedores trabalhar em equilíbrio fino na própria linha de montagem da companhia para produzir veículos pesados. Lineu Takayama, vice-presidente de recursos humanos da organização, diz que a estratégia é tão bem sucedida que a organização replica a ideia internamente, na gestão de pessoas.



    - Clique aqui para ver a cobertura completa das Melhores Empresas para Trabalhar do Setor Automotivo



    “O espírito de equipe é um valor predominante em nossa empresa. Trabalhar juntos é predominante em nosso conceito de consórcio modular: cada um faz sua parte para contribuir e permitir as conquistas coletivas”, conta o executivo.

    Com este espírito, a VWCO foi escolhida como uma das 10 organizações que integram o destaque automotivo da Melhores Empresas para Trabalhar – Indústria, uma lista organizada pelo Great Place To Work (GPTW) em parceria com Automotive Business para reconhecer organizações que investem em uma cultura de confiança, desempenho e inovação.

    Na entrevista a seguir, Takayama fala sobre as práticas que levaram a empresa a alcançar a posição de destaque:

    Quais aspectos da cultura interna a VWCO entende que mais contribuíram para a companhia estar entre as melhores empresas para trabalhar? Quais são as práticas-chave para a empresa?



    Lineu Takayama, vice-presidente de recursos humanos, VW Caminhões e Ônibus - O espírito de equipe é um valor predominante em nossa empresa. Os colaboradores têm orgulho de trabalhar na VWCO, por isso temos pessoas determinadas e trabalhando com foco nos objetivos coletivos.

    Para manter esse foco na gestão de resultados, temos objetivos definidos e claros: cada colaborador conhece seu papel na realização das atividades e sua importância para o crescimento da empresa e a superação de desafios. Trabalhar juntos é predominante em nosso conceito de consórcio modular: cada um faz sua parte para contribuir e permitir as conquistas coletivas.

    Existe a percepção de que uma cultura interna robusta, com gestão de pessoas adequada, acelera a inovação. Como é esta vivência na VWCO? Vocês detectam esta correlação?



    O clima de excelência está sedimentado em nossa empresa. Os gestores têm modelos de trabalho com gestão participativa e transparente, considerando cada ideia e sugestão dos colaboradores com foco nas melhorias de nossos produtos, processos e serviços.



    Nossos colaboradores atuam com motivação e determinação, isso é o que faz a diferença na transformação de pessoas e na inovação de produtos. Além de termos uma política de melhoria contínua e a oportunidade de avançar na interação.

    Como a VWCO superou os desafios da gestão de pessoas em um ano tão peculiar quanto 2020? Quais foram as principais ações?



    Foi um ano de muitos desafios, superados com ações e estratégias baseadas principalmente no respeito aos colaboradores. Buscamos cuidar dos colaboradores e de suas famílias, com adoção de home office para o pessoal administrativo, e preparamos nossa fábrica para retornar às atividades com diversas ações de prevenção à Covid-19, estendendo os cuidados também para os familiares.

    Nosso foco foi atuar com uma comunicação transparente e fortalecer a conscientização sobre as principais mudanças que a pandemia trouxe. Com agilidade, tomamos ações assertivas para manter a segurança e tranquilidade dos colaboradores e de seus familiares e implementamos ações além dos protocolos legais, o que deu a segurança aos nossos colaboradores de retornar ao trabalho e manter o atendimento de nossos clientes.

    A pandemia acelerou uma série de mudanças na forma como as pessoas conduzem suas vidas profissionais. Diante disso, como a VWCO está trabalhando para construir o futuro do trabalho? Qual é a visão para a gestão de pessoas e da cultura interna nos próximos anos?



    Estamos em um momento crucial de transformação do nosso negócio. As mudanças agora ocorrem em uma velocidade muito maior e a pandemia nos deu oportunidade de desenvolver novas formas de trabalho.





    Considerando a relação de confiança que sempre estabelecemos junto aos nossos colaboradores, lançamos o programa Trabalho Sob Medida, com a flexibilidade do trabalho remoto, realizado de maneira estruturada e com benefícios aos colaboradores. Nosso objetivo maior é tornar o ambiente de trabalho melhor e mais produtivo. Adaptamo-nos às mudanças, mas não reduzimos nossas forças. Dependemos uns dos outros para o sucesso de cada meta traçada e somos reconhecidos por ter um time coeso, alinhado e muito engajado.