Andre Rodrigues

O uso de máscaras nas ruas e no comércio passa a ser obrigatório em Curitiba a partir desta sexta-feira (17). O equipamento é visto pelas autoridades de saúde como uma forma eficaz para não deixar que o coronavírus se espalhe. “Atualmente, usar máscaras é um gesto de coletividade e solidariedade, pois mesmo que para quem está usando máscara a proteção seja baixa, barra parte das gotículas produzidas ao falar, ao tossir e ao espirrar, protegendo os outros”, explicam cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que respondem dúvidas sobre a doença na campanha “Pergunte aos Cientistas”, da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR.

Para participar, basta enviar a pergunta ao e-mail [email protected] ou no direct do perfil @agenciaescolaufpr no Instagram, com nome completo, idade, profissão e cidade onde reside.

O uso das máscaras também resulta em campanhas. Inspirado no movimento global #Masks4All, que incentiva a produção de máscaras caseiras na luta contra o avanço do novo coronavírus, o Desafio Máscaras do Bem foi lançado nesta semana, em Curitiba, e tem como objetivo doar 100 mil máscaras para entidades filantrópicas de Curitiba.