clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

O controle de estoque é uma das principais preocupações do varejo em geral. No ramo de vestuário esse é um ponto ainda mais crítico. Além de cor, modelo, design, as peças variam em tamanho, por exemplo. Para melhorar esse quesito, e ganhar em competitividade, alguns fabricantes nacionais estão usando novas tecnologias.

Uma delas é a fabricante de roupas esportivas Sol Sport, de Jaraguá do Sul (SC). As peças saem da fábrica com um chip na etiqueta que indica ao fabricante e ao lojista a quantidade de peças disponíveis e quais delas têm mais saída. Com o novo sistema, a empresa quer reduzir os estoques de quatro meses para 10 dias e produzir só o que está sendo vendido. A redução de custos e a melhoria na produtividade vai permitir que a Sol Sport melhore seu desempenho no mercado interno aumentando sua competitividade.

A fabricante de camisetas Piticas investiu R$ 5 milhões para implantar o sistema de gestão de produtos com etiquetas RFID, que permite a leitura de informações por radiofrequência. Por ele, a matriz consegue controlar em tempo real a disponibilidade de produtos em estoque em toda a rede de franqueados. "Ao invés de gastar quase seis horas para fazer o inventário de 2,5 mil peças, é possível completar essa tarefa em apenas sete minutos", afirma Felipe Rossetti, um dos fundadores da marca, ao portal GBL Jeans.

As antenas que fazem a leitura das etiquetas ficam na fábrica e nas lojas. Na última fase de produção, as peças recebem um microchip na etiqueta que contém informações sobre as características das peças. Os dados são armazenados no banco de dados do estoque central. Ao sair da fábrica, as caixas com as peças passam por um portal com uma antena, por onde é dada a baixa daquele lote automaticamente, sem necessidade de contagem. A loja de destino também tem uma antena e um portal por onde passa o lote que chegou da fábrica

Com informações do Estadão Conteúdo.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/.