Volkswagen soma 20 milhões de motores produzidos em São Carlos

Pablo Di Si posou com funcionários e jornalistas ao lado do vigésimo milionésimo motor produzido, um 1.4 TSI

Por MÁRIO CURCIO, AB | De São Carlos (SP)
  • 18/02/2020 - 14:43
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
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    Com um modelo TSI 1.4 turbo de 150 cavalos que equipa os recém-lançados Virtus e Polo GTS e já equipava uma versão do T-Cross, a Volkswagen atingiu a marca de 20 milhões de motores produzidos em São Carlos (SP). A planta foi inaugurada em 1996 e sua capacidade instalada é de 4,7 mil unidades por dia, mas produz atualmente 2,5 mil/dia, com 920 empregados ao todo, 630 diretos.

    “Atualmente, 25% da produção é exportada. Enviamos o motor 1.4 TSI para o México, onde é montado nos Jetta e Tiguan enviados para os Estados Unidos. Também já exportamos componentes feitos aqui para a Alemanha”, afirma o presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.

    Os motores exportados são 100% a gasolina e saem do prédio mais moderno, construído para produzir a família EA 211, com bloco e cabeçote de alumínio, que no Brasil são flex etanol-gasolina e equipam Up!, Polo, Virtus e T-Cross. São Carlos produz os modelos três-cilindros 1.0 em versões TSI turbo e MPI aspirado, além dos quatro-cilindros 1.4 TSI e o 1.6 MPI. Em outra ala são produzidos os motores antigos EA 111 1.6, com bloco de ferro, que equipam somente os veteranos Gol, Voyage, Saveiro e Fox.

    O setor de usinagem vem operando em três turnos e o de montagem, em dois. O terceiro está em layoff, suspensão temporária dos contratos de trabalho. A fábrica faz o trabalho completo de usinagem e montagem, mas não produz os blocos, cabeçotes ou virabrequins. “Os blocos e cabeçotes são fornecidos pela Nemak e WHB”, afirma o supervisor de engenharia de processo, Maurício Scrassolo. A essas duas empresas se somam outros 100 fornecedores nacionais e outros 90 estrangeiros.