Faturamento da indústria de autopeças cai 8,2% no primeiro bimestre

Desaquecimento no setor teve início antes mesmo de problemas decorrentes do coronavírus

Por MÁRIO CURCIO, AB
  • 07/04/2020 - 17:50
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • 57 segundos de leitura

    O faturamento da indústria de autopeças em fevereiro registrou discreta alta de 1,4% sobre janeiro, revelando dificuldades enfrentadas pelo setor antes mesmo da crise provocada pelo coronavírus. No acumulado do bimestre houve queda de 8,2%. Os números foram divulgados pelo Sindipeças, entidade que reúne fabricantes do setor.

    A queda bimestral foi puxada pela retração de 10,4% nas vendas às montadoras e também decorre da retração no mercado externo. As exportações recuaram 11,3% na análise em reais e 22% em dólares.

    O mercado de reposição cresceu no bimestre, mas apenas 2,9%. E a fatia do aftermarket no faturamento total das empresas é próxima a 15%, enquanto as montadoras respondem por cerca de 65% das vendas do setor.

    CAPACIDADE INSTALADA E EMPREGOS


    Fevereiro foi o segundo mês consecutivo em que a utilização da capacidade instalada na indústria de autopeças ficou em 69% e o terceiro em que permaneceu abaixo dos 70%.

    O emprego nacional no setor de autopeças acumula queda de 6,1% no primeiro bimestre e mesmo a análise pelos últimos 12 meses mostra importante recuo de 5,3%.



    - Faça aqui o download dos dados do Sindipeças
    - Veja outras estatísticas em AB Inteligência