Ford testa direção remota por sinais 5G

Motorista remoto controlava o carro a partir de imagens de vídeo; por segurança havia outro rapaz sentado ao volante

Por REDAÇÃO AB
  • 19/09/2019 - 19:00
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • 51 segundos de leitura
    A Ford fez a primeira demonstração de direção remota usando uma rede 5G. O teste foi feito na China durante a Smart China Expo (SCE), feira internacional de tecnologia em Chongqing. O teste, realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva da China (Caeri), com a Datang e com a C, foi transmitido ao vivo durante o evento.

    O objetivo da Ford era analisar o desempenho da tecnologia, que terá papel importante para o avanço da conectividade, direção autônoma e segurança. O carro utilizado foi um Lincoln MKZ híbrido, com plataforma de direção autônoma adaptada para recepção de sinais 5G.

    O veículo estava a três quilômetros da sala de operações da Smart Expo, de onde era comandado pelos sinais de 5G. O “piloto remoto” usou os sinais de vídeo e áudio enviados pelo veículo para tomar decisões e comandar direção, aceleração e frenagem, enquanto outro rapaz seguia sentado ao volante, caso fosse a intervenção humana fosse necessária.

    A Ford também apresentou durante a feira tecnologias inteligentes que equipam os novos modelos da Changan Ford na China. Uma delas é o Sync+, central multimídia com tecnologia de inteligência artificial da Baidu (equivalente ao Google na China) desenvolvido especialmente para os consumidores locais. Além de navegação e assistente de voz inteligente, os recursos incluem opções de entretenimento entre carros e residências conectadas.