Caoa abre locadora própria para competir em vendas diretas

Mauro Correia, CEO do Grupo Caoa, apresenta o novo negócio da empresa: locação de veículos

Por PEDRO KUTNEY, AB
  • 10/12/2019 - 19:15
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
  • um minuto de leitura
    No melhor estilo “se não pode com eles, junte-se a eles”, o Grupo Caoa abriu este mês sua própria locadora de veículos, a Caoa Rent a Car, com o objetivo de aumentar sua penetração no segmento de mercado de vendas diretas, que este ano representa cerca de 45% das vendas no País. A empresa vai locar carros de todas as marcas que representa no Brasil: Ford, Hyundai, Caoa Chery e Subaru.

    “Não fazemos vendas diretas [a frotistas] hoje porque no nível [de descontos] que este mercado chegou prejudica a rede de concessionários com concorrência de preços. Então preferimos abrir o nosso próprio negócio”, afirma Mauro Correia, CEO do Grupo Caoa.



    Nos últimos anos o segmento de vendas diretas vem crescendo bem mais do que o varejo das concessionárias. Em 2019 os negócios com frotistas como locadoras e empresas sustentaram toda a alta do mercado nacional de veículos. O problema é que a rentabilidade é baixa ou até negativa, com a concessão de descontos que começam em 20% e chegam a superar os 30%.

    Segundo Correia, inicialmente a Caoa Rent a Car irá atuar no chamado mercado de atacado, locando frotas para empresas ou em contratos de longo prazo com pessoas físicas, com locações de 11 a 36 meses. “Esse será o primeiro passo, que começamos este mês e já temos 400 carros locados. O segundo passo será lançar um modelo diferente de locação para consumidores em todas as nossas concessionárias”, explica. A expectativa é que o novo negócio seja um dos fatores que irão sustentar o crescimento do Grupo Caoa em 2020 e nos próximos anos.