Cummins e DuPont fornecerão matéria-prima para produção de máscaras N95

Tecnologia de filtragem automotiva será aplicada em equipamentos para profissionais de saúde

Por MÁRIO CURCIO, AB
  • 13/04/2020 - 17:25
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura

    A Cummins e a DuPont se uniram para fornecer matéria-prima para máscaras respiratórias N95, utilizadas sobretudo por profissionais de saúde. As duas empresas pretendem reduzir a escassez desses equipamentos nos Estados Unidos e em outros países, inclusive o Brasil.

    A Cummins está colocando à disposição o material NanoNet de seus filtros. “Os principais fabricantes de máscaras do mundo precisam de materiais para montar esses equipamentos e lutam para atender à demanda. A Cummins usará sua tecnologia de filtragem em parceria com a DuPont para ajudar com o fornecimento”, afirma Amy Davis, vice-presidente da Cummins Filtros.

    As tecnologias NanoNet e NanoForce da Cummins Filtration, em complemento a uma membrana híbrida da DuPont, são encontradas em filtros de ar, combustível e lubrificante e também podem ser usadas nas máscaras N95 utilizadas pelos profissionais de saúde. São capazes de filtrar as partículas transportadas pelo ar que podem espalhar o coronavírus e causar a Covid-19.

    A Cummins recorda que a designação N95 significa que a máscara pode impedir que pelo menos 95% das partículas entrem pelo nariz e a boca do usuário. Quando o NanoNet foi testado, ele excedeu os requisitos de desempenho para a designação N95. Desde então, as instalações da Cummins forneceram amostras do material para os fabricantes em todo o mundo verificarem sua eficácia.

    Embora os produtos com a tecnologia Cummins ainda precisem da aprovação pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (Niosh), nos Estados Unidos, a empresa já se prepara para fornecer o material para a produção das máscaras.

    Os primeiros protótipos de máscara com o material filtrante doado pela Cummins foram montados pelas equipes da Universidade de Minnesota em março, como parte de uma iniciativa para fornecer máscaras à M Health Fairview e outros sistemas de saúde baseados em Minneapolis.

    A tecnologia da DuPont presente no material fornecido pela Cummins utiliza fibras contínuas que permitem boa capacidade de filtragem sem comprometer a respiração do usuário da máscara.