Nissan e UFSC testam baterias de Leaf em iluminação

Postes são alimentados por combinação de painéis solares no topo e baterias do Leaf na base

Por REDAÇÃO AB
  • 04/10/2019 - 20:40
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura
    A Nissan e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) testam o uso de baterias de segunda vida do carro elétrico Leaf para armazenar energia de postes de luz equipados com painel solar fotovoltaico.

    O projeto foi desenvolvido a partir de um memorando de entendimento assinado em 2018 pela montadora e a universidade. O objetivo é estudar soluções futuras para as baterias usadas de carros elétricos.

    Cinco postes de luz solar com baterias do Leaf começam a ser usados para iluminar parte do pátio do laboratório de Fotovoltaica da UFSC – o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar –, em Florianópolis (SC). Eles são alimentados por uma combinação de painéis solares no topo e baterias do veículo elétrico na base.

    As soluções para dar novas formas de utilização a essas baterias buscam a interação dos automóveis com a infraestrutura das cidades. A Nissan recorda que esse tipo de poste pode, no futuro, ser uma solução para levar energia a regiões não atendidas pela rede tradicional.

    "O compromisso da Nissan vai além de vender o Leaf. Temos o objetivo de incentivar as pesquisas e desenvolver o ciclo completo de vida do carro elétrico”, afirma o presidente da montadora no Brasil, Marco Silva.



    Para o estudo a Nissan cedeu à UFSC três novos conjuntos de baterias da primeira geração do Leaf, que se somam aos outros seis cedidos anteriormente. Cada conjunto conta com 48 acumuladores de energia.

    Os postes funcionam de maneira 100% independente do sistema de energia elétrica principal. Não utilizam cabos ou tomadas. São alimentados somente pela energia solar.

    A tecnologia de armazenamento de energia nas baterias do Leaf já foi usada para iluminar parte do estande da fabricante japonesa no Salão do Automóvel de São Paulo, no fim de 2018, e em outros eventos da marca.