Tweet |
Nem sempre o caminho que um empresário traça para seu negócio se torna realidade. Às vezes, um serviço secundário rouba a cena ou o momento se mostra mais favorável para oferta de outros produtos. Quando isso acontece, a diferença entre fracasso e sucesso pode ser justamente um gestor que perceba quando a maré mudou e saiba usá-la em seu favor. Essa é a história da Econsulting.
Fundada em 1994, pelo engenheiro químico Edú Ricardo Beltrame, a empresa surgiu para oferecer consultoria e elaboração de projetos ambientais. Mas, com o tempo, enxergou nas análises ambientais um nicho interessante para expandir os negócios. E o serviço superou por completo as expectativas.
A Econsulting não mudou de ramo – afinal, o mercado ligado ao meio ambiente sempre esteve no DNA da empresa. “Houve uma migração de serviço, ou seja, o que era apoio se tornou o principal negócio, o laboratório ambiental e de higiene ocupacional”, comenta Augusto Dias Vieira, gerente comercial. Hoje, a companhia atende cerca de oito mil clientes, oferecendo um completo portfólio que inclui ensaios de ecotoxicidade e análises em águas subterrâneas. Tudo regido pelo controle de qualidade que segue a norma ISO 17025 e com o suporte de equipamentos de ponta.
Antes da crise aplacar o mercado nacional, a Econsulting havia realizado investimentos significativos em ampliação e qualificação da estrutura técnica. Seria um passo importante em direção ao crescimento – não fosse a conjuntura desfavorável. “Neste ano, nossos clientes se limitaram a realizar somente análises obrigatórias devido às restrições econômicas”, destaca Vieira. Mesmo assim, a empresa cresceu. Apesar dos índices “um pouco mais tímidos que em anos anteriores”, como descreve Vieira, ampliar resultados neste cenário foi uma conquista.
Otimista, a Econsulting já tem planos de expandir os negócios além das fronteiras gaúchas. A empresa está habilitada para oferecer seu mix de serviços também nos outros dois estados do Sul. Ainda neste ano, será inaugurada uma nova unidade operacional no Paraná para atender o mercado da região. Como medida complementar, a empresa ingressou no rol de associados da RS Óleo, Gás & Energia. “Nossa expectativa é participar ativamente de eventos ligados ao setor, prospectando novos parceiros e negócios”, projeta Vieira. A série de ações tem o objetivo de manter a consistência no crescimento que o laboratório tem apresentado.
Por República - Agência de Conteúdo