Franklin de Freitas – Circulação de pessoas pela região Central

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba divulgou, nesta quarta-feira (13), uma informação importante sobre a circulação do novo coronavírus na Capital. O vírus está em todos os 75 bairros da cidade. Em todos as regiões da cidade há registro de moradores infectados pela Covid-19. Matriz e Santa Felicidade são as regionais com maior incidência de moradores com casos confirmados.

“Isso quer dizer que já estamos com o vírus espalhado por todos os cantos e que ele é democrático, não escolhe idade, classe social, muito menos bairro”, alerta Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde. O vírus chegou na cidade pela região central e foi se espalhando pelos 75 bairros da capital.

A Regional Matriz tem 189 infectados confirmados, o equivalente a 105, 6 casos por 100 mil moradores. Já Santa Felicidade, com 100 confirmados tem o equivalente a 64,3 casos para cada 100 mil moradores.

“Do ponto de vista dos cuidados, as recomendações são as mesmas para todos, e muito especialmente para os grupos de risco. É isolamento social, uso de máscaras, higiene e nada de aglomeração”, alerta a secretária. Tatuquara é a região com menos caso até o momento, nove moradores estão infectados.

À noite, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, voltou a insistir em isolamento social para conter a pandemia do coronavírus e lamentou a morte de uma criança de 5 anos, vítima da Covid-19. “Insisto no isolamento social, na necessária reclusão dos idosos – ontem andaram de ônibus 18.362 idosos isentos, que deveriam ter ficado em casa” disse o prefeito, em seu perfil no Facebook. “Não podemos abrir mão do isolamento das nossas crianças. Hoje morreu um Curitibinha de apenas 5 anos, nosso primeiro “Anjinho” da pandemia”.

Máscaras
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura, lançou na quarta-feira a campanha “Vai de Máscara”, que orienta toda a população a usar máscaras de proteção individual durante suas atividades do dia a dia, como forma de prevenção ao coronavírus.

A campanha contará com cartazes que serão distribuídos entre diversos prédios públicos e no interior dos ônibus do transporte coletivo, adesivo nos vidros traseiros dos ônibus e anúncios em televisão e redes sociais do Governo do Estado.

Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, a ideia é reforçar a utilização das máscaras principalmente no interior dos ônibus. “Infelizmente ainda vemos casos de pessoas que não estão usando máscaras e o reforço nessa comunicação é fundamental para conscientizar a população da importância desse cuidado dentro dos ônibus”, destacou.

Especialistas afirmam que o uso de máscaras é um poderoso instrumento para frear a proliferação do vírus, pois impede que as gotículas de saliva de um possível portador sejam expelidas no ambiente e acabem contaminando outras pessoas.

Coronavírus nas regionais de Curitiba

Distrito Sanitário

Casos confirmados 
(nº absoluto)

Incidência por 100 mil hab

Cajuru

 54

24,3

CIC

 45

 24,4

Matriz

189

105,6

Bairro Novo

29

 20,6

Boa Vista

85

33,7

Boqueirão

 67

33,1

Pinheirinho

29

19,2

Portão

 87

49,4

Santa Felicidade

 100

64,3

Tatuquara

9

10,5